Zonamaco por quem esteve lá

Pela sétima vez fui à Feira do México, que é uma feira que eu gosto muito de fazer. Participo do comitê de seleção das obras das galerias e penso que o evento mexicano tem mais ou menos o mesmo tamanho da SP-Arte, mas é completamente diferente.

A Feira do México é basicamente contemporânea, jovem e mais internacional, enquanto a SP-Arte é uma feira de altíssima qualidade, moderna, contemporânea e, basicamente brasileira. Lá, nós participamos com dois estandes. Um no programa geral das feiras e um segundo com um projeto curado pelo Adriano Pedrosa. Eram projetos individuais, e se não me engano, com mais ou menos 20 artistas selecionados pelo Adriano. Entre os artistas que ele escolheu estava Cao Guimarães, mostrando uma trilogia de filmes mexicanos e uma série de gambiarras. No nosso estande geral, levamos uma seleção de artistas da galeria e conseguimos colocar os artistas em coleções mexicanas, que é o que a gente busca quando está fazendo este tipo de feira. Foi fundamental termos conseguido isso. Voltei satisfeito. Apesar disso, eu acho que o mercado daqui cresceu mais do que o de lá. O mercado mexicano tem essa coisa da abertura internacional que está começando aqui agora. As coleções são mais abertas no México, mas eu acho que o mercado é menor do que aqui em São Paulo hoje em dia.
[nggallery id=15216]

Na verdade, são duas feiras de alta qualidade, cada uma em um nicho diferente. A do México é mais jovem, contemporânea e internacional. A de São Paulo mais brasileira, com uma qualidade que vai desde os (artistas) importantes canônicos brasileiros até a jovem arte contemporânea. Tem muitas galerias americanas lá, mas, por incrível que pareça, tem mais galerias europeias, como as inglesas, espanholas, italianas e alemãs. Dos Estados Unidos só havia galerias de Los Angeles, de Nova York e de Houston. Mas eu não diria que essas galerias tenham me chamado a atenção pela quantidade dos artistas norte-americanos, pois havia também muitos outros latinos entre os mexicanos. Esse ano, ao contrário dos anteriores, várias galerias brasileiras participaram. A feira está agora na sétima edição e nós somos a única galeria brasileira que já participou de todas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.