Qualquer pessoa de QI mediano que costuma assistir aos jogos do Campeonato Brasileiro de forma mais ou menos corriqueira e assistiu ao péssimo jogo de ontem do Brasil com a Colômbia deve ter se perguntado: por que raios o Gilmar Rinaldi e o Dunga convocam jogadores que atuam no exterior – com duas ou três exceções – se eles não são muito melhores do que os que jogam aqui?
É óbvio ululante que há no Brasil vários Fred, Firmino, Douglas Costa, Fabinho, William… Então por que não formar uma Seleção com maior contingente de “brasileiros”? Estando todos aqui haveria mais tempo para treinos e mais jogos, o que seria excelente pois qualquer time precisa treinar e jogar muito para jogar bem. A única explicação que consigo encontrar é de ordem econômica: como a seleção é a melhor vitrine futebolística do mundo, vale mais a pena colocar nela atletas que já valem mais do que os que jogam no Brasil, pois a comissão, em caso de negociações entre clubes vai ser mais alta. É isso que me vem à cabeça.
Um brasileiro que joga na Europa vale 30 milhões de euros, vamos supor. Se brilhar na Seleção, pode ser negociado por 90. Não estou dizendo que o Gilmar Rinaldi e o Dunga têm alguma participação nisso, e que estão acertados com empresários desses jogadores, mas Rinaldi foi empresário até outro dia, então não há como não ficar com a pulga atrás da orelha, ainda mais à luz dos últimos acontecimentos que fizeram e ainda fazem um verdadeiro strip-tease do futebol mundial.
Deixe um comentário