Lembra dos tempos em que Nelson Piquet e Ayrton Senna lutavam por vitórias na Fórmula 1, trocavam bravatas e dividiam a torcida brasileira? Fique atento, pois algo parecido está acontecendo atualmente no primeiro campeonato da Fórmula E, categoria para carros de corrida elétricos. A etapa final, que acontecerá neste fim de semana em Londres, terá dois rivais brasileiros como favoritos para a conquista do título: Nelsinho Piquet, filho do tricampeão mundial, e Lucas di Grassi. Eles ocupam os dois primeiros lugares no campeonato e tentam derrotar um ao outro e mais o suíço Sébastien Buemi e o francês Nicolas Prost (filho de outra fera da década de 1980, Alain Prost).
As corridas (uma no sábado e uma no domingo) acontece no circuito de rua de Battersea Park (o canal Fox Sports transmite as corridas para o Brasil ao vivo). Criada para ser tão sustentável quanto possível, a Fórmula E conquistou rapidamente o público graças à qualidade de seus pilotos (vários deles vindos da Fórmula 1) e a competitividade das corridas. As dez equipes inscritas (cada uma com quatro carros, dois para cada piloto) utilizam modelos iguais: modelos Spark com propulsores elétricos montados com componentes fornecidos por empresas como McLaren e Williams, sob supervisão da Renault. A partir da temporada 2015-2016, as equipes poderão fabricar seus próprios carros – a Mahindra, equipe do brasileiro Bruno Senna (sobrinho de Ayrton), já tem o seu pronto para os primeiros testes.
Todas as corridas acontecem em circuitos de rua, sempre em cidades com potencial turístico. O Rio de Janeiro foi cogitado para receber uma etapa, mas ficou fora do calendário final; em sua visita à América do Sul, a Fórmula E passou por Buenos Aires e Punta del Este. Cada corrida dura cerca de 45 minutos e, devido à (por enquanto) baixa autonomia das baterias, os pilotos fazem um pit stop para troca do carro.
Mirando o público jovem e conectado, a Fórmula E criou, entre outras novidades, o “Fan Boost”. A cada corrida, os três pilotos mais votados por meio do site oficial da categoria (fiaformulae.com) recebem uma carga extra de potência para usar durante a corrida. Isso transformou as redes sociais em mais um palco de enfrentamento entre os pilotos. Nas quatro corridas anteriores, por exemplo, Nelsinho Piquet foi um dos eleitos pelo público. Sua rivalidade com Lucas di Grassi é antiga: vem dos tempos do kart e intensificou-se (na pista e nas entrevistas) nas últimas etapas da Fórmula E. Os organizadores agradeceram e exploraram a rivalidade em vídeos oficiais, incitando um a falar sobre o outro. Resta saber quem será o primeiro vencedor deste confronto.
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