No segundo dia de visita ao Paraguai, o papa Francisco voltou a destacar a força das mulheres locais para a reconstrução do país. Na missa no santuário da Virgem de Caacupé neste sábado (11), ele disse que elas são as “mais gloriosas da América”.
“Vocês têm o patrimônio genético de quem construiu, junto a Maria, a dignidade”, disse Francisco, destacando “as mulheres que com coragem e abnegação” souberam “erguer um país da guerra e continuaram a acreditar, mesmo lutando contra cada esperança”.
Além disso, “as mulheres e as mães” paraguaias souberam encontrar “a força para não deixar que essa terra se acabasse no caos. Deus bendiga a vossa tenacidade e bendiga e conforte a vossa fé”.
Na sexta (10), durante seu primeiro discurso no país, em frente ao presidente local, Horacio Cartes, e demais autoridades, o sucessor de Bento 16 havia lembrado o papel das mulheres na reconstrução da nação. Sem citar diretamente, o Papa argentino fez uma referência ao pós-guerra do Paraguai, contra Argentina, Brasil e Uruguai (1867-1870) que dizimou a população masculina.
Visita a hospital
Antes de celebrar a missa, o sumo pontífice visitou o hospital pediátrico Acosta Ñu, que atende 90 crianças que sofrem de doenças graves. Ele foi à ala de cardiologia, de cuidados intensivos e de onco-hematologia. No local, os pequenos que enfrentam a leucemia prepararam uma surpresa: criaram uma “mala de esperanças”, recheadas de cartas e presentes para o papa.
O papa terá encontro com representantes da sociedade civil e uma reunião com religiosos locais. No domingo (12), ele visitará o bairro de Bañado Norte, muito pobre e repleto de programas sociais católicos. Após o encontro, ele fará uma missa e terá encontros com religiosos e jovens. À noite, embarca para Roma.
Deixe um comentário