Primeiro ex-dirigente da Fifa é extraditado para os EUA

Jeffrey Webb, ex-presidente da Concacaf - Foto: Concacaf
Jeffrey Webb, ex-presidente da Concacaf – Foto: Concacaf

As autoridades da Suíça confirmaram que o primeiro ex-dirigente da Fifa foi extraditado para os Estados Unidos nesta quarta-feira (15). Apesar de não confirmar a identidade do cartola, a imprensa europeia aponta que seja o ex-presidente da Concacaf Jeffrey Webb. “O primeiro dos sete dirigentes da Fifa que estava sob custódia na Suíça foi extraditado para os EUA no dia 15 de julho. Ele foi levado por três policiais norte-americanos na escolta até Zurique e que o acompanharam no voo até Nova York”, disse o porta-voz da Justiça local nesta quinta-feira (16).

Webb é um dos principais investigados pelas autoridades norte-americanas por ter recebido milhões de dólares em propina na realização de campeonatos de futebol chancelados pela Fifa. Entre as competições investigadas, estão a Copa América e a possível venda de votos para a escolha das sedes da Copa do Mundo de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar).

Segundo a Suíça, os outros seis ex-dirigentes – o que inclui o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marín – continuarão aguardando o processo de extradição em presídio do país. O escândalo de corrupção na entidade máxima do futebol estourou no dia 27 de maio – dois dias antes da votação para presidente da Fifa. Todos os detidos estavam em um hotel de luxo em Zurique, aguardando para participar do Congresso.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.