Em dez anos, poderemos encontrar vida inteligente fora da Terra

As chances de descobrir vida alienígena pensante podem estar mais próximas do nosso conhecimento, pelo menos no que depender dos esforços do cientista britânico Stephen Hawking e do russo Yuri Milner, investidor serial que fez fortuna com investimentos iniciais no Facebook e Twitter.

Nesta segunda-feira (20), durante conferência para imprensa em Londres, Hawking anunciou um programa ambicioso e a longo prazo: nos próximos dez anos, cientistas vão escanear o espaço à procura de sinais de vida evoluída. 

“Em um universo infinito, devem existir outros casos de vida. Pode ser que, em algum lugar do cosmos, talvez exista vida inteligente”, defendeu o cientista durante o lançamento.

Chamado de “Breakthrough Listen”, o projeto custará US$ 100 milhões – o equivalente a dois terços do dinheiro de Yuri Milner que será usado para a construção de equipamentos e contratação de astrônomos, segundo informações do New York Times. O restante será usado para alugar dois dos maiores telescópios do planeta localizados nos Estados Unidos e na Austrália. 

O projeto cobrirá uma ampla gama de frequências de rádio, atravessará 1 bilhão de estrelas próximas a Terra e 100 galáxias além da Via Láctea. Diferente das iniciativas até então, cientistas focarão seus esforços em buscar sinais eletromagnéticos enviados por alienígenas, ao invés de evidências de vidas não inteligentes. 

“É hora de se comprometer a encontrar uma resposta, de buscar vida além da Terra. Devemos saber”, ressaltou Hawking.

Milner também anunciou uma competição internacional, a Breaktrouh Listen que visa criar mensagens que representem a humanidade. Uma chance de cativar alienígenas com nosso apelo criativo e literário, talvez.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.