Um banco norte-americano situado no Estado da Flórida firmou o primeiro acordo de uma instituição deste gênero com uma instituição cubana, desde o começo da retomada diplomática entre os dois países, em dezembro passado. O negócio foi firmado entre o Stonegate Bank e o Banco Internacional de Comércio (BICSA, na sigla em espanhol), na última terça-feira (21) em Havana, um dia depois da reabertura das embaixadas dos países nas respectivas capitais. As informações são do jornal El País.
O acordo estabelecido, que entrará em vigor nas próximas semanas, possibilitará a gestão direta de pagamentos e transações entre os dois países na sede de cada banco. “A capacidade de mover dinheiro facilmente entre os dois países permitirá o aumento de comércio e beneficiará as empresas norte-americanas que querem fazer negócios em Cuba.”, disse o presidente do Stonegate, David Seleski, em entrevista concedida ao jornal espanhol.
O Banco Internacional de Comércio foi fundado em 1993 e é dedicado às empresas, do setor de finanças, que estão nas fronteiras de Cuba. Já o Stonegate possui 21 sucursais na Flórida, Estado que abriga grande parte dos empresários que querem se aproximar da ilha.
A negociação só foi possível pois Barack Obama, em janeiro, ordenou que fossem flexibilizadas as restrições comerciais impostas ao país caribenho há mais de meio século. A concretização deste acordo, juntamente a saída de Cuba da lista norte-americana de Estados que financiam o terrorismo, mostra que os dois países caminham como nunca para estabelecer relações econômicas pacíficas.
Deixe um comentário