Pesquisadores brasileiros da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveram um protótipo de caminhão autônomo em parceria com a montadora sueca Scania. O projeto consiste na automação do caminhão, ao mesmo tempo que incentiva programas de pesquisa e desenvolvimento da indústria com a comunidade acadêmica.
A pesquisa é resultado de um convênio de cooperação tecnológica firmado em 2013 entre a Escola de Engenharia de São Carlos e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Scania. No total, foram destinados R$ 1,2 milhão ao projeto e a Scania disponibilizou dois caminhões para a realização da pesquisa.
Por enquanto, o protótipo do caminhão sem motorista circula apenas na área 2 do campus da USP, em São Carlos. Segundo pesquisadores da universidade, a expectativa é que o veículo seja capaz de executar percursos de forma autônoma, com operações confinadas off-road, com roteiros predefinidos, além de utilizar a solução em benefício da produtividade e segurança.
“O sistema autônomo não vai substituir os motoristas, mas foi criado para ajudá-los a cumprir suas tarefas com mais segurança e tranquilidade”, defende Denis Wolf, professor do ICMC e um dos coordenadores do projeto.
Para que o sistema autônomo pudesse controlar todos os movimentos, o caminhão recebeu diferentes tecnologias. Um circuito eletrônico no comando do acelerador foi instalado para controlar a velocidade e pequenos motores foram acoplados no volante e nos freios.
Para o professor do ICMC, a tarefa mais difícil é substituir o cérebro humano por meio de um computador. No caso do caminhão autônomo, um computador ligado a todos os sistemas do veículo é responsável por captar as informações dos sensores, sistema GPS, interpretá-las e realizar o comando correto para a manobra – acelerar, fazer uma curva e frear.
Desde 2014, quando os testes começaram, pesquisadores vêm trabalhando para aprimorar a qualidade da navegação e do sistema de percepção. Todos os testes feitos no campus seguem à risca um protocolo de segurança criado pela equipe de pesquisadores. Entre eles, um pedal de freio mecânico adicional no assoalho do passageiro que, durante os testes, permite que o caminhão seja freado a qualquer momento.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário