Muita gente foi pega de surpresa hoje quando se viu confirmada em um evento no Facebook a favor da manifestação contra o governo marcada para o próximo dia 16. O que acontece é que muitos usuários tinham confirmando presença em um evento que era originalmente contra o PSDB e o senador Aécio Neves.
Questionado via inbox, o criador do evento confirmou a mudança proposital do nome da página e da intenção do evento, se declarando “um arrependido que encontrou a verdade”.
Comentários revoltados de usuários enganados se multiplicam na página modificada. Basta dar uma olhada na timeline do evento, que até o momento desta postagem ainda estava no ar.
(Atualização 18h58: Antes da alteração ser denunciada, o evento reunia mais de 60 mil pessoas. Até o fim da tarde, o número de pessoas confirmadas caiu para 48 mil).
Cuidado com eventos no Facebook e não caia no truque
Qualquer pessoa cria um evento no Facebook. Ao mesmo tempo, o criador de qualquer evento pode alterar todas as especificações do mesmo evento a qualquer momento. Ou seja, todo cuidado é pouco.
Para não cair no golpe é preciso ficar atento a todas as informações da página antes de confirmar sua presença, especialmente o perfil do criador do evento. Estranhou alguma coisa? É de gente desconhecida? A imagem de capa do evento é mal feita? Não confirme presença.
Eventos confiáveis, quando não são de amigos próximo, geralmente são cheios de referências, criados por páginas oficias e lotada de links externos. Questão de ficar atento.
Deixe um comentário