Uma pesquisa recente feita por cientistas da Universidade Queen Mary, em Londres, revelou que ouvir música antes, durante e depois de procedimentos cirúrgicos traz benefícios para os pacientes. O principal efeito é a redução do estresse. Não se observou redução no período de hospitalização.
O trabalho foi publicado pela respeitada revista científica The Lancet. O grupo de pesquisadores chegou a essa conclusão depois de fazer testes com sete mil pacientes. Os cientistas compararam as reações obtidas em cenários distintos, como uso de fones de ouvido sem música, com ruídos incidentais e fones com música suave, entre outros.
A principal autora do estudo, Catherine Meads, disse que a música é “uma opção segura, barata e não invasiva que deveria estar disponível para todos que passam por uma cirurgia.” Meads afirmou também que o recurso não é usado durante as cirurgias por causa do ceticismo dos médicos. Um porta-voz do Ministério da Saúde britânico considerou o estudo interessante e disse esperar que os médicos levem os resultados em consideração para melhorar a recuperação pós-cirúrgica.
Um novo estudo será feito ainda este ano com mulheres submetidas à cesariana ou histeroscopia (retirada do útero) no Royal London Hospital. Elas poderão ouvir sua lista de músicas preferidas em um travesseiro equipado com caixas de som.
Deixe um comentário