A Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte, apresenta até o dia 12 de outubro a exposição When Attitudes (Trans)form – Quando Atitudes (Trans)formam, da artista plástica Shirley Paes Leme. A mostra, que comemora os três anos da galeria, reúne duas instalações e tem curadoria de Cauê Alves. A primeira obra, Campo Líquido, cria uma sensação de que há um abismo sob os pés do visitante ao colocar placas de alumínio reflexivo no piso da galeria. Somente com ela é possível ler um poema de Carlos Drummond de Andrade que está no teto. Na segunda obra, Classe, Shirley discute o conceito de classe por meio de um conjunto de documentos divididos em grupos e categorias.
Cauê ressalta que “a artista convida os visitantes a participar do projeto, que é composto por materiais didáticos que ela guarda desde que começou a lecionar, em 1968. Trabalhos de conclusão de cursos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, disquetes de computador e slides são a matéria prima para alguns dos trabalhos da artista. Resíduos da atividade de docência são reconfigurados e ressignificados”.
Shirley Paes Leme completou em 1979 sua formação artística no curso de Belas-Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, onde foi aluna de Amílcar de Castro, entre outros. Estudou também na Universidade do Arizona em 1983, no Instituto de Arte de San Francisco e na University of California, Berkeley, em 1984. Em 1986, obteve o título doutora de Artes na J.F.K. University, Berkeley.
Serviço – When Attitudes (Trans)form – Quando Atitudes (Trans)formam
Até 12 de outubro
Galeria de Arte do Centro Cultural Minas Tênis Clube – Rua da Bahia, 2244 – Lourdes – Belo Horizonte (MG)
(31) 3516.1027
centroculturalminastc.com.br
Deixe um comentário