A partir do dia 22 de agosto a Baró Galeria recebe a retrospectiva de Almandrade, um dos maiores expoentes da poesia visual brasileira. Com curadoria de Marc Pottier, Do Poema Visual a Poética do Plano e do Espaço traz cerca de 60 trabalhos – incluindo poemas visuais, desenhos, pinturas, gravuras, objetos, esculturas e instalações – produzidos nas quatro últimas décadas, bem como obras inéditas, concebidas especialmente para a exposição.
Artista, poeta e arquiteto, Antonio Luiz M. Andrade, mais conhecido sob o pseudônimo de Almandrade, foi membro do grupo artístico Poema/Processo e um dos fundadores do Grupo de Estudos de Linguagem da Bahia. Desde os anos 1970 ele tem produzido trabalhos sob a perspectiva da estética conceitual e minimalista.
Almandrade, pertencente ao pós-construtivismo, também incorporou em sua produção características da poesia concreta, além de influências do neo-concretismo e construtivismo. Através da simplificação de formas e geometrias, sua investigação aponta para a epistemologia construtivista, a forma como informação, a arquitetura dos signos e o poder da experimentação.
O intuito desta retrospectiva é trazer ao público a diversidade de suportes e linguagens deste que é considerado hoje um dos maiores e mais criativos expoentes da arte visual brasileira. O ineditismo da mostra se dá pela inclusão de originais de poemas visuais raramente exibidos ao público.
Serviço – Retrospectiva de Almandrade – Do Poema Visual a Poética do Plano e do Espaço
Baró Galeria
Rua Barra Funda, 216 – São Paulo – SP
(11) 3666.6489
22 de agosto a 17 de outubro de 2015
De terça a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 11h às 16h
Gratuito
Deixe um comentário