5ª Virada Sustentável traz programação diversificada a SP

Foto: Reprodução/ Facebook
Foto: Reprodução/ Facebook

Shows, palestras, exposições, feira de produtos veganos, cinema e oficinas. A 5ª edição da Virada Sustentável abrange toda a grande São Paulo e apresenta, entre os dias 26 e 30 de agosto, mais de 700 eventos que propõem uma visão ampla e positiva da sustentabilidade em temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente e economia verde, entre outros.

A Virada Sustentável é um festival anual de mobilização e educação para a sustentabilidade, que envolve cocriação, articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, escolas e universidades, empresas, coletivos e movimentos sociais. Neste ano, o evento acontece simultaneamente em parques como Água Branca, Burle Marx, Cemucam, Ibirapuera, Juventude e Villa Lobos, além do Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Fábricas de Cultura, escolas e espaços públicos diversos. O Largo da Batata e a Praça Victor Civita também serão palco de atividades.

Em uma parceria inédita da Secretaria Municipal de Educação com a Virada, diversas unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo também receberão atividades culturais, educacionais e esportivas promovidas por coletivos nas comunidades às quais os CEUs estão inseridos.

Para marcar a abertura desta edição, na quarta-feira, dia 26 de agosto, às 11h, no Auditório Ibirapuera, a socióloga holandesa Saskia Sassen participa de um debate com o secretário municipal de Cultura de São Paulo, Nabil Bonduki mediado pela economista e assessora em economia criativa para a ONU, Ana Carla Fonseca.

Dentre os destaques das centenas de atividades, está a palestra do suíço Roman Gaus, do Urban Farmers no sábado, 29, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), como parte de uma programação especial sobre ocupação do espaço público e direito à cidade.

Outra questão que vai ser debatida no evento é a crise de abastecimento em São Paulo. No momento em que a gestão da água retorna às pautas, a Aliança Pela Água promove a estreia do segundo episódio da web série “Volume Vivo”, de Caio Ferraz, seguido de um bate-papo com Guilherme Castagna, coordenador de projetos da Fluxus Design Ecológico, mediado pela jornalista Renata Simões. O espaço na Rua Vergueiro ainda recebe a exposição da fotógrafa Martha Lu, que registrou pessoas afetadas pela falta de água em São Paulo.

Serviço – 5ª Virada Sustentável de São Paulo
26 a 30 de agosto

Confira a programação completa clicando aqui


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.