A versão digital do Cartão SUS está disponível para download desde quinta-feira (27). Por enquanto, o aplicativo se destina a reunir informações da saúde do usuário. Depois baixar o app, a pessoa deve inserir o CPF, a data de nascimento e endereço de email. Em seguida, precisa conferir seus dados (que são gerados pela integração com a base de dados da Receita Federal).
Após cumprir essa etapa, o indivíduo entra em uma área destinada a criar um perfil da saúde do usuário. Ali, poderá preencher informações que indicam se tem alguma alergia, pressão alta ou diabetes, se faz uso contínuo de medicamentos e os exames realizados. Esses dados podem ser visualizados consultados pelo médico durante o atendimento.
O app permite ainda registrar resultados das medidas da pressão arterial e glicemia e calcula, em gráficos, a evolução desses dados e também o índice de massa corporal. Além disso, é possível inserir contatos de emergência.
Se conquistar a simpatia dos usuários, o app será um passo importante para a implantação dos prontuários eletrônicos (reúnem todo o histórico do paciente para ser acessado de qualquer lugar) e organização dos serviços de saúde.
O potencial é grande. Dados da pesquisa Mobile Report, da Nielsen Ibope, indicam que 68,4 milhões de pessoas utilizam a internet pelo celular no Brasil.
Até hoje, mais de 25 anos após a criação do SUS, especialistas em saúde digital afirmam que obter a adesão da população ao cartão de identificação do sistema ainda é um desafio a ser vencido. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), atualmente todo mundo que tiver um CPF válido possui um número de cartão SUS. Isso foi possível por meio de uma integração com a base de dados da Receita Federal.
O MS tem a expectativa de que aplicativo proporcione também economia de recursos. Em 2014, por exemplo, a pasta destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão.
COMO BAIXAR O CARTÃO SUS DIGITAL
Se você tem um celular Android
O aplicativo Cartão SUS Digital pode ser baixado por pessoas com celulares com sistema Android, na Play Store. Entre no aplicativo, informe o número do CPF e a data de nascimento.
Detalhe: embora tenha todos os dados do paciente, o Cartão SUS Digital deve ser apresentado nas unidades de saúde com um documento com foto.
Se você tem um iPhone
Deverá esperar até novembro
Se não consegue achar o aplicativo no celular ou não sabe o número do seu CPF
Terá de fazer pelo modo convencional. O Cartão SUS é emitido pelas unidades de saúde pública. Vá até a mais próxima da sua para fazer o cadastro.
Segundo o Ministério da Saúde, os dados necessários são: nome do usuário do SUS, o nome da mãe, o sexo, raça e etnia, o município de naturalidade, a data de nascimento e o endereço.
E se você não quiser o cartão SUS e precisar do SUS?
As unidades da rede pública de saúde devem prestar atendimento à população independentemente da apresentação do cartão.
Deixe um comentário