Itaú Cultural recebe show desenvolvido para prática musical com surdos

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A música é uma linguagem universal e por meio dela todos podem se comunicar. É com esse pensamento que o Itaú Cultural convida o público, no dia 3 setembro, para participar da primeira edição do mês do Quintas Musicais, com o grupo Batuqueiros do Silêncio. O show é uma aula-espetáculo voltada especialmente para o público surdo, onde noções de música são ensinadas com base em um método visual. Para ampliar o aspecto inclusivo, a apresentação conta com interpretação em Libras.

Sob o comando do músico e educador pernambucano Irton Silva,  o grupo apresenta técnicas de MusiLibras, metodologia desenvolvida por Silva para realizar uma prática musical com surdos. Esse método permite que as figuras de tempo musical, utilizadas para escrever música, sejam reconhecidas por meio de um alfabeto em forma de sinais visuais.

O trabalho do educador mostra que a prática musical também pode ser experimentada pela comunidade surda e que a música tem o poder de diminuir as barreiras sociais e culturais. 

Formado por jovens com surdez em todos os níveis, o Batuqueiros do Silêncio conta com sete músicos, sendo cinco deles tocando somente alfaia, um na caixa e efeitos, e outro no djembê, contrabaixo, regência e também alfaia. É o Andersson Andrade, a Karina Guimarães, Ingrid Andrade, Gabriel Serra, Victor Ferreira, Edvaldo Gonçalves e Irton Silva, respectivamente. O espetáculo carrega no repertório canções como Senhora do RosárioEu vou para LuandaUnjê IláMinha Preta, todas de domínio público; com A cidade A praieira, de Chico Science; as autorais Deaf beatRagga Beat eEletrococo, entre outras.

Serviço – Batuqueiros do Silêncio no Quintas Musicais

Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP
(11) 2168-1777
3 de setembro, às 20h
Gratuito


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.