Descriminalização do porte de drogas encontra dificuldade no STF

Foto: Carlos Humberto/ Fotos Públicas (02/06/2015)
Gilmar Mendes é o relator do processo pela descriminalização. Foto: Carlos Humberto/ Fotos Públicas (02/06/2015)

O julgamento da descriminalização do porte de drogas acontecerá no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (9). A aprovação da descriminalização encontra dificuldades para aprovação. Segundo informações da colunista da Folha, Mônica Bergamo, há uma forte divisão dos ministros contra e a favor do projeto.

À jornalista, um dos mais antigos magistrados afirmou que a maioria deve votar pela manutenção do porte de drogas como crime. Ele prevê um placar de pelo menos seis votos pela manutenção da lei, podendo chegar a até oito. Pelo menos seis devem votar a favor para que a descriminalização seja aprovada.

Outros dois magistrados que são favoráveis à descriminalização afirmaram à colunista que o STF está dividido. Mesmo assim, um dos ministros ouvidos acredita que a proposta chegará aos seis votos necessários para aprovação.

Há três votos garantidos pela descriminalização: do relator Gilmar Mendes, e também dos ministros Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Pela manutenção da criminalização, especula-se que os ministros Luiz Fux, Marco Aurélio Melo e Edson Fachin.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.