Game estilo ‘Mario Bros’ retrata crise imigratória na UE

A jornada dos imigrantes que tentam chegar à Europa para solicitar asilo inspirou a criação de um videogame nos moldes do lendário “Super Mario”. O jogo foi divulgado no Facebook pelo artista sírio Samir al-Mutfi, de 29 anos, e tem como meta fazer o personagem chegar ao continente europeu a salvo, após enfrentar dificuldades como traficantes de seres humanos e naufrágios.

O game leva o nome de “Mario, o refugiado”, em referência ao jogo da Nintendo que ficou famoso nas décadas de 80 e 90. O cenário e a trilha sonora do novo game também remetem aos do Mario Bros.

No entanto, ao invés de enfrentar cogumelos e cavernas para salvar uma princesa, o “Mario refugiado” encontra em seu caminho contrabandistas e policiais de fronteira que tentam impedi-lo de agarrar uma bandeira azul com 12 estrelas, símbolo da União Europeia (UE).

“Muitos dos meus amigos fugiram para a Europa. Conversando com eles, tive a ideia de fazer este vídeo”, explicou o artista, que usa um pseudônimo por motivos de segurança e está refugiado na Turquia desde que dois irmãos morreram na guerra civil da Síria.

O percurso do jogo é uma ilustração das rotas usadas por milhares de imigrantes do norte da África e do Oriente Médio que viajam ao continente europeu em busca de refúgio. Nas últimas semanas, o fluxo de imigrantes desencadeou uma crise na UE, que tenta discutir medidas para solucionar a situação, considerada o maior deslocamento de refugiados desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Os países mais utilizados pelos imigrantes para entrar no continente europeu são Itália, via Mar Mediterrâneo; Grécia e Hungria, pela rota balcânica. A maioria dos imigrantes é originária de países em guerra, como a Síria.

لعبة سوبر ماريومرحلة اللجوء

Posted by ‎سياسة نص كم‎ on Tuesday, September 8, 2015


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.