Unimed deverá pagar multa de R$ 10 mil por atendimento não prestado em 24 horas

A Justiça de São Paulo determinou na última semana que a Unimed Paulistana deverá garantir atendimento a seus clientes em um prazo de 24 horas em sua rede credenciada. Caso isso não aconteça, a empresa estará sujeita a multa de R$ 10 mil por atendimento não feito. 

A decisão, feita pela juíza Maria Rita Rebello Dias, da 18ª Vara Cível do Foro Central Cível de São Paulo, atende a pedido de liminar feito pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) no dia 10 de setembro e vale até a transferência de todos os clientes da empresa. 

O Idec orienta que os consumidores que tiverem atendimento negado liguem para a central de atendimento da Unimed (telefone (11) 3113-0800) e informem sobre a liminar. Caso o atendimento não seja garantido, informa o instituto, o cliente deve procurar o Judiciário, o Procon-SP e a Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão do governo que regulamenta o setor.

Grupo Unimed enfrenta grave crise financeira. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Grupo Unimed enfrenta grave crise financeira. Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Entenda

O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a ANS, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira grave.  

No dia seguinte ao anúncio, o Procon de São Paulo recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.

Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vinha adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.  

A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).


Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana

  • A Unimed Paulistana deve transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora. O prazo inicial dado pela ANS acaba no início de outubro. 
  • Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
  • Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.


Comentários

8 respostas para “Unimed deverá pagar multa de R$ 10 mil por atendimento não prestado em 24 horas”

  1. Avatar de Patrícia Pereira Del Casale
    Patrícia Pereira Del Casale

    Boa tarde!

    Estou desesperada, possuo o Plano Unimed Uniplan Ouro, pela Qualicorp, e estou grávida de 8 meses!
    Optei por esse plano quando decidi que queria outro bebê, isso a 1 ano e 7 meses. A opção ouro foi para poder ter meu bebê na Maternidade São Luiz, e fazer exames no laboratório Delboni. Hoje não sou atendida em nenhuma das duas opções acima. Estou fazendo exame particular, só que posso pagar meu parto! A Unimed me deu uma única opção de maternidade que utilizei esse final de semana, com dores, e nem ultrasom fazem nos finais de semana, so de segunda a sexta!!!!
    Minha maior preocupação é que minha primeira filha nasceu de 8 meses! O que eu faço, a Qualicorp disse que começa a mandar o kit para mudança de plano a partir de 13/10! Não posso esperar! A ANS disse que se a Unimed deu opção de maternidade, e que como não estou sem atendimento não há o que fazer.

    Por favor preciso de orientação, estou nervosa, prejudicando minha gestação!!!

    1. Oi Patrícia. A orientação que tenho visto para outros casos é essa: se a Unimed deu uma opção de maternidade para o atendimento, só o Judiciário vai conseguir resolver. Uma das saídas é procurar um advogado e entrar com um pedido de liminar para tentar realizar o parto pelo hospital da sua escolha.

  2. Ontem liguei para a Unimed pois não consigo agendar um exame, me informaram que dentro de 7 dias vão dar retorno sobre onde posso fazer o exame, informei sobre a liminar e o prazo de 24hs, porém, a atendente me disse que pelo fato de estarem com muita demanda é impossivel respoderem em 24hs e que não tinha autorização para me encaminhar p a central Unimed. O que fazer ?????

    1. Oi Cintia. Nesse caso, segundo o Procon, pegar o protocolo de atendimento e procurar o Judiciário. Também é possível fazer uma reclamação na Agência Nacional de Saúde Suplementar.

  3. Q se cumpra então a determinação da justiça, e q sejamos atendidos

  4. Estou com consulta agendada há mais de 3 meses para o meu filho porém hoje fui notificada de que o atendimento não será realizado, resido em Campinas e o atendimento de forma generalizada está suspenso para a Unimed Paulistana na cidade de Campinas, nenhum atendimento deverá ser prestado conforme liminar da Unimed Campinas a todos os cooperados. Pagamos o boleto da mensalidade dia 20/09 (Domingo) e hoje terça feira nao receberei atendimento ao meu filho de 4 anos pelo pediatra somente como particular pagando a quantia de R$ 400,00 e a Unimed Paulistana não trabalha com reembolso.
    Decepção pura, me sinto totalmente lesada como consumidora e pagadora das contas em dia!

  5. Avatar de Leila Orlandini
    Leila Orlandini

    Bom dia!
    Paguei a mensalidade do plano Unimed no dia 08/09, antes do vencimento que era dia 16/09, mais como não conseguia de forma alguma marcar consulta para o meu filho com o pediatra mudei de plano indo para a Amil no dia 16/09 e tive que pagar novamente uma taxa quase do igual ao que eu havia pago para a corretora.
    Gostaria de saber se posso solicitar junto ao Procon a devolução à Unimed uma vez que paguei o valor do mês a vencer, ou seja, a utilizar (16/09 a 16/10) e agora já possuo cobertura por outro plano?
    Grata

    1. Bom dia Leila. Entramos em contato com a Unimed, que pediu o número da sua carteirinha para analisar o caso. Caso queira enviar, mande para saudebrasileiros@gmail.com. Já o Procon, diz que uma das prerrogativas para a troca de plano é estar em dia com as mensalidades do plano anterior. O órgão diz que o reembolso poderá ser pedido judicialmente, mas que o ressarcimento vai depender do entendimento do juiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.