Você acredita no Brasil?

“Eu acredito no Brasil. Não tem como não acreditar em um País tão lindo e com tanta gente batalhadora. Uma das maiores cidades do mundo está aqui e pode até haver violência em cada esquina, mas em cada esquina há muita esperança. Crianças de rua, crianças na rua. A verdade estampada, nua e crua. O Brasil tem problemas e todas suas grandes metrópoles também têm. Políticos e polícia são alguns deles (só os que não prestam, é claro). Não devemos nos calar diante do que acontece de ruim ou de errado. Por que se não falarmos, não estaremos sendo plenamente brasileiros. Se eu não acreditar no Brasil, não estarei acreditando em mim. Viva o Brasil!”
Thaide, rapper e apresentador do programa A Liga, da Rede Bandeirantes, São Paulo (SP)

“Sou advogada e professora universitária e, atualmente, estou fazendo doutorado na Europa. Sempre acreditei que um país, uma cidade, assim como uma vida, se constrói segundo a força de espírito e determinação de cada um e, por isso, acredito no Brasil. O povo brasileiro é concebido para vencer. Somos pacíficos, solidários, alegres e hospitaleiros. Temos muita força de vontade e garra. Nosso saudável patriotismo faz com que desfrutemos de maneira única nossas vitórias e que lutemos, também de forma única, por um país melhor. Todo o brasileiro deveria ter a oportunidade de sair do Brasil para poder ver, de fora, quem somos, em comparação aos outros países.”
Maria Ivonete de Souza Felcio, advogada, Barcelona, Espanha

“Como podemos não acreditar no País em que nós vivemos? Se estão acontecendo milhares de coisas das quais não temos orgulho, temos de tomar uma atitude e fazer o possível para mudar isso! Afinal, o Brasil é feito por brasileiros, então são as nossas atitudes que vão refletir o que vamos ser daqui para frente. Devemos pensar bem antes de escolher nossos representantes, tanto do nosso País, do nosso Estado, como do bairro onde moramos, em todos os lugares que nos afetarão de alguma maneira. Devemos ser conscientes, se cada um fizer sua parte, não precisaremos desacreditar nas pessoas e nesse grande Brasil em que vivemos.”
Thaís Fernanda Marioto, estudante, Londrina (PR)

“Sim, sem dúvida, a minha profissão fala por mim, professo a fé de dias melhores e pessoas melhores.”
Marco Antonio Leonetti, professor de geografia e história, São Paulo (SP)

“Acreditar é uma coisa, ter fé é outra. Tenho fé que em poucos anos nossas crianças vão poder ir à escola e nossos idosos poderão descansar dignamente, depois de todos os anos de trabalho. Tenho fé no dia em que o trabalhador honrado poderá comprar sua casa, sem ter de passar fome por 10, 15 ou 20 anos. Moro em um País com dois terços dos pobres miseráveis do mundo, mas não tenho coragem de falar:
“Ah, mas no Brasil é melhor”. Triste mania de “nivelar por baixo”. Agora, se eu acredito ou não: “Não, não acredito”.
Carolina Ramos, senior game operations specialist, Bangalore Karnataka, Índia


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.