O Acervo digital da Fundação Iberê Camargo (FIC) será lançado neste sábado (26). O evento será realizado no auditório da FIC, a partir das 15h, e terá entrada gratuita, com inscrição no site da Fundação.
O acervo digital disponibilizará mais de 4 mil obras e centenas de documentos, como catálogos, recortes de jornais e revistas, correspondências, cadernos de notas e fotografias. Das 4 mil obras, 3 mil estão em alta resolução, acompanhadas de fichas técnicas, históricos e informações relacionadas.
No acervo, será possível conferir preciosidades como um cartão de Natal que Iberê recebeu de Jorge Amado e Zélia Gattai e a troca de correspondência dele com o também artista Alberto da Veiga Guignard.
Outras curiosidades do acervo são um abaixo-assinado liderado por Iberê e enviado ao presidente das Organizações Globo na época, Roberto Marinho, criticando o fato de o jornal O Globo dar cotações “bom”, “razoável”, “sofrível”, às exposições de arte. “Os conceitos estéticos em todos os períodos históricos férteis são, quase sempre, conflitantes. A eleição de um único ponto de vista para a aferição da diversificada produção artística nacional é, por conseguinte, extremamente perigosa como elemento cultural e injusta como prática social …”, diz o texto assinado por Iberê. Outro documento é um bem-humorado cartão postal com a foto de uma cabrita, enviado da Suíça por Mário Carneiro, fotógrafo do Cinema Novo e amigo de Iberê, em 1953. Na correspondência, Carneiro escreveu: “Meu caro professor, talvez ainda hoje te escreva longamente. O que não impede que te mande este instantâneo da tua cabrita, que veio comigo pastar nestas alturas. Um abraço, Mário.”
Serviço: Lançamento do acervo digital da Fundação Iberê Camargo
Auditório da Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000 – Praia de Belas – Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Data: 26 de setembro (sábado)
Deixe um comentário