Brasileiros participa da 7ª edição da Tarrafa Literária


A 7ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura gratuito, acontece até o domingo (27) em Santos no Teatro Guarany, patrimônio cultural da cidade.

Brasileiros participa do evento nesta sexta-feira (25) com a presença de Daniel Benevides, editor do caderno de literatura, na mediação da mesa que contará com Nelson Motta, autor de Vale Tudo, biografia de Tim Maia, e Julio Maria, autor de Nada Será como Antes, biografia de Elis Regina, em uma discussão sobre a liberação das biografias. A programação completa está no site oficial do evento. 

Aproveitamos a oportunidade para um papo rápido com Júlio Maria.  

Brasileiros – Como está a vida conciliando tantas viagens de divulgação com o trabalho na redação?

Julio Maria – Está sendo uma delícia poder falar de Elis nesta fase de divulgação do livro. Eu, como jornalista, estava acostumado a fazer matérias que, por melhor ou pior que fossem, duram sempre um dia. Este livro tem tido uma vida de lançamento muito mais longa que imaginei. Tento jogar nas duas áreas, falando do lançamento pela manhã e sendo jornalista da tarde até à noite.

Qual o prazer para o escritor participar desses eventos de divulgação?

O contato com o leitor, ou com o provável leitor. Contar algumas histórias de bastidores é fundamental, além dos assuntos todos que rondam o lançamento hoje de uma biografia (como a discussão das autorizadas versus as não autorizadas)

Você escreveu reportagens sobre a questão da biografia no Brasil e depois escreveu uma. A decisão do STF saiu em junho. Que novidades temos na área?

Muitos livros vão sair em breve, com o aval do STF. E livros há poucos meses malditos, como a biografia de Geraldo Vandré, escrito pelo colega Vitor Nuzzi, será um deles. Um outro amigo, Edmundo Leite, conclui a biografia de Raul Seixas. O fato histórico é que agora não será mais preciso autorização de artistas ou herdeiros para que alguém lance uma biografia. Isso está resolvido. Agora, que venham os primeiros títulos sob essa nova e democrática legislação

Já está com a ideia de um próximo livro?

Já, mas não posso falar (risos). Esse é um meio perigoso, competitivo. E agora que a história não pertence mais a ninguém mesmo, que cada um guarde bem suas ideias.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.