FICÇÃO E REVOLUÇÃO
A série Encontros tem apresentado compilações com entrevistas de grandes nomes da música, da literatura, do cinema e das artes plásticas. Geração Beat reúne depoimentos de Allen Ginsberg, Gregory Corso, Jack Kerouac, Lawrence Ferlinghetti, Neal Cassady e William Burroughs. Propicia um mergulho no pensamento de autores que influenciaram não só a própria literatura, como todo o comportamento jovem, nos anos 1960.
Geração Beat, apresentação Sergio Cohn, Azougue Editorial, 248 páginas
DIÁRIOS DA EXCLUSÃO
Por que vocês são pobres?, do jornalista norte-americano William T. Vollmann, rendeu ao autor o prêmio National Book Award. Vollmann dedicou 13 anos de viagens a lugares, como Cazaquistão, Tailândia e Afeganistão, em busca de personagens que vivem à margem da sociedade, abordados com a enfática pergunta: Por que vocês são pobres?. O livro ainda reúne mais de cem imagens, em preto e branco, feitas pelo autor.
Por que vocês são pobres?, William T. Vollmann, Editora Conrad, 448 páginas
LIRISMO UNDERGROUND
Lewis Alan Reed tornou pública a faceta de compositor em 1967, sob a alcunha de Lou Reed, como líder do Velvet Underground. Em meio à epidemia hippie, chegou falando de vício em heroína e perversões sexuais, com o mesmo lirismo que descrevia uma singela manhã de domingo.
Atravessar o Fogo compila 310 letras, também extraídas de álbuns clássicos de sua carreira solo, como Transformer e Berlin.
Atravessar o Fogo – 310 Letras de Lou Reed, Lou Reed, Cia. Das Letras, 792 páginas
CORTÁZAR INÉDITO
Julio Cortázar foi um dos maiores
ficcionistas da história. Sua excelência como contista foi atestada em obras-primas como O Jogo da Amarelinha. Morto em 1984, também era um grande poeta e articulista. Em 2006, Aurora Bernárdez, viúva do escritor, se deparou com uma grande descoberta: um apanhado de textos inéditos,
reunidos em Papéis Inesperados. A compilação ganha agora uma primorosa edição da Civilização Brasileira.
Papéis Inesperados, Julio Cortázar, Civilização Brasileira, 490 páginas
|
Deixe um comentário