Há mais de 4 mil anos, na Babilônia, era comemorado o primeiro Dia dos Pais. O marco foi o presente dado por um jovem a seu pai – um cartão esculpido em argila. Mas, para o Ocidente, o primeiro Dia dos Pais oficial aconteceu em outra época e lugar: 19 de junho de 1910, em Washington (EUA). Neste dia, o Sol (princípio masculino) fazia uma conjunção exata com Plutão (poder e autoridade) e Mercúrio (comunicação), além de um trígono exato com Júpiter (a legalização), dando um caráter institucional a essa comemoração.
Uma carta natal é montada para o dia, hora e local de nascimento de uma pessoa, observando-se a posição do Sol, da Lua e dos planetas que compõem o sistema solar e sua relação com a Terra naquele momento. Os planetas (para simplificar, Sol e Lua também serão chamados de planetas) representam funções especializadas da psique humana e geram um tipo específico de energia que irá se expressar no indivíduo. Cada planeta tem uma importância e uma função singular na vida de cada um, mas aqui iremos nos focar nos planetas ligados ao princípio masculino e ao pai em uma carta natal – Sol, Saturno e Marte. É importante ressaltar que as posições desses planetas por signo, aspectos e casa são a forma como o indivíduo vê, subjetiva ou inconscientemente, seu pai ou outras figuras que desempenham esse papel. No mapa de uma mulher, essas posições também indicam a imagem do homem dentro dela, que irá buscar como seu complemento masculino. E para todos nós, esses planetas representam nossa capacidade de desenvolver o poder pessoal e a individualidade.
O Sol é a fonte de nosso poder interior, Marte é nossa energia motora que faz com que a energia solar se complete, e Saturno é a moldura ou a forma, dentro da qual o impulso solar pode funcionar no mundo material.
Como símbolo, o Sol representa o masculino, o positivo, o Yang. Governa a força de vontade, a decisão, a energia, a vitalidade, a integridade, a consciência, a liderança e o poder. A posição do signo solar, ângulos e aspectos com outros planetas indicam nossa habilidade potencial para mobilizar energia e recursos para a ação e nos sentirmos aptos a exercer controle sobre o meio.
Marte simboliza a força, o impulso, o desejo de conquista, a coragem, o entusiasmo, a agressividade, a iniciativa, a liderança, a virilidade, o sexo masculino. Representa a nossa capacidade de agir, o impulso para interferirmos no meio ambiente e enfrentarmos os desafios da vida. É o impulso masculino da necessidade de afirmação e projeção da individualidade.
Saturno é o arquétipo da figura do pai, autoritário, frio, estruturador e rigoroso. Representa a prova a ser vencida pelo esforço e perseverança, as crises conscientizadoras e todos os desafios e obstáculos cuja lenta superação pressagia uma fase de maturidade e sabedoria.
Entre os planetas ligados ao princípio masculino, Saturno mostra o sentido de ordem necessário e a disciplina que a criança precisa e Marte, a necessidade de reagir contra o mundo exterior a fim de que possa desenvolver sua individualidade própria (Sol).
Deixe um comentário