A líder do partido francês de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, está sendo julgada pelos comentários xenófobos feitos há cerca de cinco anos que comparavam a imigração de muçulmanos à ocupação nazista durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945).
Le Pen, que defende leis xenófobas e contra a imigração, está sendo julgada nesta terça-feira, dia 20, em um tribunal de Lyon e responde pelo crime de incitação ao ódio racial.
Em uma reunião na cidade em 2010, ela disse que existe “uma ocupação de áreas, dos bairros em que a lei religiosa se aplica, é uma ocupação. Certamente, não há tanques, nem soldados, mas ainda sim é uma ocupação que pesa sobre as pessoas”.
Ela se defendeu das acusações, dizendo ter o direito “e até mesmo dever, como líder política, de evocar questões cruciais”.
A sentença, que deve ser ditada na próxima quarta-feira, dia 21, pode condenar Le Pen a até um ano de prisão, além de uma multa de 45 mil euros. Apesar da condenação, analistas acreditam que ela pode se beneficiar do caso, deixando os tribunais com um maior índice de aprovação.
Deixe um comentário