A respiração profunda é um recurso eficiente para diminuir a tensão emocional e muscular provocada pelo estresse. É também uma das formas mais práticas e acessíveis. Dá para praticar no trabalho, antes de dormir, ao acordar e no meio do dia, por exemplo.
Um dos principais efeitos desse tipo de exercício é melhorar o funcionamento do sistema nervoso autônomo, que regula funções como a respiração, circulação, controle da temperatura e digestão. Ele é bastante afetado pelo estresse.
“Publicações recentes descrevem como técnicas respiratórias, a exemplo da respiração diafragmática, proporcionam alterações fisiológicas positivas no organismo, sem uso de medicamentos”, explica a neuropsicóloga Mariana Medeiros Assed, do Centro Neurability, em São Paulo.
Respire fundo, mais fundo… e relaxe como nunca!
Reserve 10 minutos do seu dia e comece prestando atenção no ritmo em que o ar entra e sai dos pulmões. Não importa em qual momento do dia você irá fazer isso, mas faça. “Você perceberá os benefícios”, diz a neuropsicóloga Mariana Assed.
1 – Deite de barriga para cima e se concentre na própria respiração. Inspire pelo nariz e expire pela boca
2 – Preste atenção em seu abdômen. O correto é observar a região da barriga subir e descer com a entrada do ar. Se a região do peito estiver subindo, procure se concentrar na respiração até que a barriga faça esse movimento sozinha
3 – Sente-se e repita o exercício. Se preferir, fique em frente a um espelho para melhor visualizar seu corpo e o movimento
4 – Aos poucos, controle esse intervalo aumentando o tempo entre cada inspiração e expiração. Tente contar até dez enquanto puxa e, depois, ao soltar o ar
5 – Fazendo inalações mais prolongadas, você fortalece todo o seu corpo e acalma a mente
6 – O que vale é respirar de forma lenta e profunda, inalando e exalando o máximo de ar que cada tentativa permitir
7 – Procure repetir por minutos seguidos, no mínimo, a sequência de inspirações e expirações
8 – Repita mais duas vezes e não se assuste caso venha a sentir tonturas. É uma sensação normal devido ao excesso de oxigênio que, de repente, passa a percorrer o organismo
9 – Com o treino, esse exercício pode ser realizado cada vez mais, e principalmente em situações nas quais esteja estressado ou estiver sentindo grande ansiedade
Para a fisioterapeuta mineira Jamile Martins, esse exercício aumenta o bem-estar porque tira o foco das atribulações do mundo exterior. “A pessoa coloca o foco da atenção na respiração, em vez de ficar ligada no que ocorre ao redor”, diz a especialista, que vive em um templo budista nos arredores da cidade de São Paulo.
Breathe2relax, um aplicativo para veteranos de guerra
Para ajudar você a se desconectar do mundo exterior e relaxar, a neuropsicóloga Mariana Assed sugere o aplicativo gratuito Breathe2relax, disponível para iOS e Android. Seu objetivo é ensinar a respiração diafragmática e auxiliar na prática em qualquer lugar. São sequências de 16 inspirações e expirações com vídeos explicativos.
Em inglês, mas bastante intuitivo, o app oferece ainda opções de ambiente (floresta, montanhas, cosmos, praias, flores, por do sol) e música (há um botão preview para facilitar a escolha da trilha sonora).
O aplicativo foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Telessaúde e Tecnologia (T2, como é conhecido), uma área ligada ao departamento de defesa dos Estados Unidos. Criada em 2008, a instituição desenvolve estratégias para lidar com problemas psicológicos dos militares e veteranos das guerras. Boa parte dessas ferramentas de telessaúde podem beneficiar o público em geral. Aproveite!
Deixe um comentário