As buscas por terroristas e cúmplices dos atentados que deixaram mais de 120 mortos em Paris na última sexta-feira (13), além de 300 feridos, dos quais 80 permanecem em estado grave, revelam que os criminosos podem ter usado o console PlayStation 4 (PS4), da Sony, para planejar os ataques. As informações são do site forbes.com. A ação criminosa e planejada foi reivindicada pelo grupo terrorista Estado Islâmico.
Segundo Jan Jambon, ministro do Interior da Bélgica, o PS4 é usado por membros do Estados Islâmico pelo fato de, conhecidamente, ser mais difícil de ser monitorado. “O PlayStation 4 é ainda mais difícil de se manter o controle do que WhatsApp”, disse.
Quando a nova geração de consoles foi lançada, havia a preocupação clara de garantir a privacidade do usuário, evitando que governos pudessem vigiar pessoas que supostamente estão apenas se divertindo.
A comunicação não periférica disponível em consoles podem servir de plataforma de conversa para terroristas, e com total sigilo. O sistema, que comparado a outros meios de tecnologia tem preço baixo, funciona como um método seguro para chamadas telefônicas, troca de textos e e-mails.
Ainda não está claro se o PS4 foi realmente usado pelos terroristas, mas a facilidade de comunicação oferecida pelo console, inclusive por conversas de voz durante jogos específicos, levanta a dúvidas.
Em 2013, Edward Snowden divulgou documentos que mostravam que Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos e a CIA disponibilizaram mecanismos em jogos como World of Warcraft para se infiltrarem em encontros virtuais do terrorismo.
A parte mais assustadora disso é que seria possível para os terroristas trocarem mensagem entre si sem falarem uma única palavra. Um agente do Estado Islâmico poderia planejar e comandar um ataque terrorista apenas usando moedas do game Super Mario Maker e compartilhá-lo em privado com um parceiro. Ou dois jogadores do Call of Duty poderiam escrever mensagens uns para os outros lançando rajadas de balas contra uma parede formando letras. Pode parecer ridículo, mas seria quase impossível rastrear essas ações.
Os números mais recentes dão conta que o PlayStation 4 possui 110 milhões de usuários, 65 milhões deles ativos.
A Revista Forbes divulgou uma nota afirmando que autoridades belgas encontraram um PlayStation 4 junto com os suspeitos presos em Bruxelas. A afirmação foi desmentida pelo repórter Paul Tassi, pois ele não conseguiu reunir provas para confirmar a informação.
Deixe um comentário