Twitter lança botão Moments no Brasil

Moments, novo botão do Twitter - Foto: Reprodução
Moments, novo botão do Twitter – Foto: Reprodução

Desde esta terça-feira (17), usuários brasileiros do Twitter na web e nos apps para iOS e Android passarão a ter acesso ao botão Moments, que oferece os conteúdos mais interessantes sobre fatos relevantes do momento, selecionados pela equipe editorial do microblog ou de seus parceiros de mídia.

Identificado por um raio, incorporado à base de opções do Twitter, o novo botão do Moments substitui o botão Notícias. Além da lista dos assuntos mais relevantes do momento, atualizada à medida que as notícias começam chamar a atenção da audiência, o botão também dá acesso a conteúdos organizados em tópicos, como Notícias, Entretenimento, Esportes e Diversão (memes). 

A navegação pelo conteúdo multimídia disponibilizado no Moments é diferente daquela a qual os usuários estão acostumados em suas timelines. O scroll é lateral, com fotos em destaque e vídeos em autoplay.  As histórias são atualizadas assim que novas informações e tweets aparecem. O usuário saberá sobre uma atualização quando um ponto azul surgir sobre o conteúdo. 

No caso de assuntos atualizados com muita frequência, como eventos ao vivo, em que é crítico saber o que está acontecendo a cada minuto (jogos de futebol premiações, corridas de F1, etc), o Twitter se preocupou em dar aos usuários a opção de seguir o que chama de Chanels (canais) do Moments, que direciona os tweets para a sua linha do tempo, permitindo acompanhar as atualizações em tempo real sem ter que alterar as abas.

Moments, novo botão do Twitter - Foto: Reprodução
Moments, novo botão do Twitter – Foto: Reprodução


Foco na audiência

O objetivo é tornar o Twitter uma ferramenta mais interessante para usuários. Basicamente, a qualidade do conteúdo que você vê no microblog depende muito das contas que você segue. E esse é um dos problemas que o Moments tenta resolver, oferecendo o que de melhor está circulando na plataforma no momento e que pode ter ficado perdido na timeline dos usuários e no grande volume de conteúdos agregados a partir do uso de hashtags.

“Estamos criando uma nova experiência de consumo para os usuários, de um conteúdo que já estava na plataforma, mas pelos quais eles precisavam procurar. Agora os tweets com as imagens e as informações mais importantes estarão à distância de um clique, independente terem sido publicados por contas de outros países”, diz Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina, que lidera o time de jornalismo dedicado ao Moments no Brasil.

No caso dos atentados de sexta-feira, em Paris, por exemplo, a orientação para o time editorial responsável pelo Moments foi o de incluir as imagens (fotos e vídeos) que melhor traduziam o que estava acontecendo no momento, mesmo que  fossem de contas de parisienses ou turistas de outras nacionalidades. Depois contextualizar o conteúdo com tweets de texto, eventualmente traduzindo o que estava sendo dito em outro idioma.

Experiência prévia reduziu time-to-market
“A gente já vinha trabalhando em projetos de curadoria de conteúdo no Brasil quando a ideia do Moments surgiu nos Estados Unidos. Por isso foi tão simples para nós implantar o produto aqui, só três semanas depois do produto estar disponível lá”, comenta Stamillo. 

A experiência do time local de parcerias de mídia também possibilitou a liberação do Moments para uso de veículos nacionais, que serão responsáveis pela produção de seus próprios Moments. Os primeiros a toparem a experiência foram @BuzzFeedBrasil, @siteEgo, @Esp_Interativo, @Estadao, @ShowDaVida (conta do Fantástico), @g1, @globoesportecom, @gshow, @TVBandnews, @multisghow, @RedeGlobo e @Veja.

A intenção do Twitter é expandir essas parcerias no futuro. 

O produto já está disponível no Brasil também para marcas anunciantes. “Até o fim do ano, Coca-Cola, Nissan, Tim e Johnnie Walker colocarão no ar os seus Moments”, diz Guilherme Ribenboim, vice-presidente do Twitter para a América Latina.

Os times de curadoria, parceria de mídia e venda de publicidade trabalharão de forma totalmente independente, segundo Stamillo. A única exceção possível é definida pelo time editorial, que recebe uma notificação sempre que um parceiro de mídia cria um Moments. “Se considerarmos pertinente, temos a opção de incluir o Moments do parceiro como um dos conteúdos disponibilizados no Moments do assunto em questão, mas isso não acontecerá sempre”, avisa o executivo, fazendo questão de ressaltar que os canais de agregação de tweets de eventos ao vivo não estarão disponíveis para parceiros. São exclusivos da equipe editorial. 

Crescimento no Brasil
O Twitter teve um crescimento da receita, em reais, de 139% no terceiro trimestre — dados mais recentes divulgados pela empresa — na comparação com o resultado do mesmo período de 2014. E em 2016 espera manter também no Brasil, onde a operação local acaba de completar 3 anos, uma taxa de crescimento na casa de três dígitos, segundo Guilherme Ribenboim. Os país está entre os cinco principais mercados para a empresa.

Uma das apostas de crescimento no país é o uso da plataforma em grandes eventos previstos para o ano que vem, como Carnaval, eleições e, principalmente, as Olimpíadas, uma vez que o engajamento do público em conversas relacionadas a grandes eventos é muito maior no microblog que em outras plataformas.

“Como as Olimpíadas vão acontecer no Brasil, esperamos um grande interesse do público aqui por todos os detalhes do evento que serão compartilhados no universo digital, assim como ocorreu na Copa do Mundo — com o fator de que o público está, agora, muito mais maduro do que na Copa em relação a como utilizar as mídias digitais”, diz Ribenboim. “Será uma oportunidade e tanto para as marcas estreitarem o relacionamento com os consumidores. Já temos parcerias fechadas com cinco grandes marcas: P&G, Coca-Cola, Vivo, Nissan e Visa. E temos certeza de que muitas outras farão ações relevantes na plataforma.”

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


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