Um encontro de rara beleza

"Coton Tiges", 2015, estrutura de madeira, cabos de aço e lã de algodão/Foto: Patricia Rousseaux
“Coton Tiges”, 2015, estrutura de madeira, cabos de aço e lã de algodão/Foto: Patricia Rousseaux

A Galeria Continua, em parceria com Aveline/ Jean-Marie Rossi, fundada em 1956 pelo renomado antiquário Jean-Marie e administrada hoje por sua filha Marella Rossi Mosseri, é localizada na Rue de Faubourg Saint Honoré, num dos mais tradicionais e conservadores bairros de Paris.

Nas paredes, "Pascale's Eggs", 2014 e "La Folle de Gand Chante Encore", "Looobhy", 1996, fotografia de 178 x 270,5 cm. Emolduram a obra de Pascale Duas poltronas Bergère, Louis XV/Foto: Patricia Rousseaux
Nas paredes, “Pascale’s Eggs”, 2014 e “La Folle de Gand Chante Encore”, “Looobhy”, 1996, fotografia de 178 x 270,5 cm. Emolduram a obra de Pascale Duas poltronas Bergère, Louis XV/Foto: Patricia Rousseaux

Na ocasião da semana das artes, durante a abertura da Fiac, a galeria, uma das principais da cidade, graças à qualidade e à diversidade do seu mobiliário antigo, recebeu Pascale Marthine Tayou, artista africano nascido em 1966 na República dos Camarões, para inaugurar a mostra Paradis(e), que compõe, nos seus salões, uma cenografia na qual dialogam o passado e o presente num encontro sensível e belo.

"Les Génies Bamiléké", 2008/Foto: Patricia Rousseaux
“Les Génies Bamiléké”, 2008/Foto: Patricia Rousseaux

Numa proposta arrojada, a exposição junta a força e a provocação das pinturas e esculturas de Pascale, que combinam cristal, argila, plástico, madeira e materiais originais da sua terra natal com as peças decorativas e o mobiliário do século XVIII.
Pascale Marthine Tayou, que divide seu tempo entre Ghent, na Bélgica, ​e Yaoundé, capital da República dos Camarões, é consagrado no mundo da arte contemporânea internacional e suas obras foram expostas em Bienais de Veneza, São Paulo, Istambul, Havana, no Centro Pompidou e na Serpentine Gallery, em Londres. Atualmente é um dos principais artistas escolhidos para homenagear a abertura do Musée de L’Homme, em Paris.

"Poupée Pascale", 2011, cristal, técnicas mistas/Foto: Patricia Rousseaux
“Poupée Pascale”, 2011, cristal, técnicas mistas/Foto: Patricia Rousseaux

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