
A manhã desta terça-feira (1º) começou tensa para os alunos da Escola Estadual São José, na Bela Vista, região central de Sâo Paulo, que ocupam a instituição em protesto contra as medidas de Geraldo Alckmin, que visam fechar mais de 90 escolas no Estado. Segundo detalhes divulgados pela página “Ocupação Maria José”, no Facebook, pais de alunos que não concordam com a ocupação e policiais militares tentaram invadir a escola para retirar estudantes à força.
De acordo com a página, na manhã desta terça, pais de alunos que estão na ocupação foram até o local e começaram a coagir e reprimir os estudantes que estão dentro da escola. A Polícia Militar chegou ao local e endossou o coro dos pais, o que gerou uma grande discussão na porta da escola. Um dos pais argumentou, mostrando desconhecer a situação: “Se o ensino daí é ruim, por que vocês estão manifestando?”
Em um vídeo divulgado na página Ocupação Maria José, é possível notar policiais militares acompanhados de homens mais velhos, possivelmente pais de alunos, entrando na escola sem autorização da Justiça. Os policiais tentam retirar uma mesa da escola, usando a força, e acabaram entrando em conflito com um homem na porta da escola. A confusão se transforma em violência quando os policiais partem para cima do homem, e acabam atingindo outras pessoas que só cercavam o local.
Os alunos ainda relataram que alguns pais entraram na escola e depredaram o patrimônio da instituição. Em outro vídeo divulgado pela página, é possível escutar o barulho de pessoas tentando arrombar a porta, mas não fica claro quem são.
A Ocupação Maria José é uma das mais ativas das mais de 200 escolas ocupadas em São Paulo. Na última sexta-feira (27), a escola recebeu diversas oficinas, incluindo uma roda de conversa com refugiados africanos. Para esta terça estavam programadas aulas como “Debate: Indústria da Notícia” e “Revolução Curda”.
Alckmin assina decreto da reorganização escolar
O governo de São Paulo publicou nesta terça (1º) o decreto que autoriza a transferência de professores para a implementação da reorganização escolar, que fechará 93 unidades de ensino em todo o estado e afetará 311 mil alunos. O objetivo é separar as escolas por ciclos, entre os anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio. Contrários às mudanças, estudantes continuam ocupando escolas. São 205 unidades ocupadas, segundo estimativa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp)
Veja o vídeo em que pais e policiais supostamente arrombam os cadeados da escola
Veja o vídeo do momento em que os policiais invadem a escola:
Deixe um comentário