A manifestação pelo impeachment no último domingo (13) não foi tudo o que a oposição esperava na Avenida Paulista. Muito pelo contrário. Além de levar um terço dos manifestantes de agosto, quem ontem pediu a saída de Dilma Rousseff precisou dividir holofotes com um grupo de fortões e outro de fãs da saga Harry Potter.
Marcado para começar às 13h no vão-livre do Masp, o protesto reunia pouca gente às 14h, quando outro grupo tomava o cartão postal. Era o 3º Encontro de Marombas, conta o jornal Folha de S.Paulo. “Faz três meses que marcamos o encontro e decidi fazer uma camiseta especial para nos diferenciar do pessoal da política”, garantiu Tiago Toguro (26), organizador do encontro. “Nós enchemos o Masp é de maromba.”
Ao contrário de “impeachment”, “cassação” e “destituição”, o vocabulário era “regata”, “coqueteleira” e “suplementos alimentares”. “Ei, ei, ei, abaixa o preço do Whey”, cantou o grupo em frente ao carro de som dos Revoltados On-line. Eles se referiam ao suplemento Whey Protein.
Ali mesmo no vão-livre, um grupo de adolescentes substituía os pesos por capas e varinhas. Era o 7º Encontro do Mapa do Maroto, só para fãs de Harry Potter, o bruxo dos livros e cinema. O nome do evento faz uma referência a um trecho do terceiro livro da série. “Se vierem pra cima da gente, vamos atacar de volta com um feitiço: Bolsonarium Repellius”, divertia-se Letícia Dourado, de 17 anos, ao se referir aos manifestantes.
Deixe um comentário