Itália lança projeto cultural para integrar imigrantes

Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr/Fotos Públicas (13/10/2015)
Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr/Fotos Públicas (13/10/2015)

O Ministério do Bens Culturais (Mibact) da Itália lançou nesta terça-feira (15) o projeto MigrArti, que quer dar espaço às diferentes culturas dos imigrantes para favorecer a integração e a aceitação das pessoas. Segundo o titular da pasta, Dario Franceschini, a medida dará 800 mil euros para eventos de cinema e de espetáculos em geral dos “novos italianos”. “Para o Mibact é um dever. Estamos recuperando um atraso do Estado”, destacou Franceschini ressaltando que esse é só um “primeiro passo” para a integração já que “não há nada pior do que não se abrir à diversidade”.

Um dossiê com estatísticas sobre a imigração em 2015, elaborado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Idos, aponta que há mais de 5 milhões de estrangeiros morando na Itália, o que representa 8,2% da população. O dado mostrou um crescimento com relação ao ano de 2013, quando começou a aumentar o fluxo imigratório para o país através do Mar Mediterrâneo.

De acordo com uma nota do Mibact, “a difícil situação no Mediterrâneo e do oriente próximo faz com que essa tendência permaneça constante no médio prazo, fazendo com que a imigração seja um fenômeno cada vez mais importante”. Ainda no comunicado, o Ministério destacou que “está consciente da necessidade de favorecer o máximo possível o conhecimento das culturas dos novos italianos para superar medos, dificuldades e prejuízos”.

Dados da Organização Internacional para as Migrações apontam que mais de 924 mil pessoas atravessaram o Mar Mediterrâneo para alcançar o continente europeu do início do ano até o dia 11 de dezembro. Destes, mais de 148 mil pessoas foram à Itália.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.