Fotógrafos do acervo do IMS ganham caixa com publicação

Ciclistas no Vietnã, de Otto Stupakoff
Ciclistas no Vietnã, de Otto Stupakoff

Os fotógrafos Alice Brill, Guilherme Santos, Jorge Bodanzky, Luciano Carneiro e Otto Stupakoff, todos pertencentes ao acervo do Instituto Moreira Salles, farão parte de caixa com publicação. A Hora e o Lugar é o nome de caixa que reúne ensaios destes cinco fotógrafos, produzidos entre 1919 e 1974.

Guilherme Santos foi o responsável pelo ensaio Rio de Janeiro 1919-1932, que retrata a mesma cidade durante o referido período. Fotógrafo amador, ele não restringiu suas lentes apenas à paisagens, mas mirou também cenas cariocas, como o carnaval e a Revolução de 1930. Introduziu também no Brasil a fotografia estereoscópica, técnica que aprendeu durante viagem à Europa.

Já Alice Brill deixou de lado a fotografia de estúdio e retratou a capital paulistana na virada da década de 1940 para a de 1950. Naquele momento, a cidade estava às vesperas de seu quarto centenário e se transformara em um verdadeiro canteiro de obras.

O antigo fotógrafo de O Cruzeiro, Luciano Carneiro, foi à guerra da Coreia e retratou o país completamente arrasado pela guerra no ano de 1951, quando o conflito atingia o seu ápice. Tais registros, por vezes muito danificados, são dos poucos trabalhos de Carneiro que sobreviveram aos nossos dias. 

Otto Stupakoff viajou ao sudeste asiático, à Índia e ao Irã e Jorge Bodanzky percorreu o Brasil entre 1964 e 1974, o que resultou no ensaio Brasil.

Leia também:

A crônica fotográfica de Alice Brill

Serviço – A Hora e o Lugar

Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3284.7400
ims.com.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.