Anvisa aprova dois medicamentos importantes de combate ao câncer de rim e de doenças pulmonares

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o registro de dois medicamentos no Brasil que irão auxiliar no tratamento de um tipo de câncer no rim e de doenças pulmonares.

Um dos medicamentos é o INLYTA® (axintinibe), comprimido de uso oral, indicado para pacientes com um tipo avançado de câncer de rim, o RCC. O medicamento pertence à classe das terapias-alvo e  inibe o crescimento de novos vasos sanguíneos que aumentam o tumor e favorecem a progressão da doença. 

Tipo mais comum de câncer renal, o RCC avançado esteve historicamente entre os tumores mais resistentes ao tratamento. Dados do Globocan, um projeto da Organização Mundial da Saúde, apontam que, em 2012, 6.255 pessoas receberam o diagnóstico de câncer de rim no Brasil, sendo 3.761 homens e 2.494 mulheres.

O câncer renal está entre os 10 tipos de tumores mais comuns em homens e mulheres. No geral, o risco de desenvolver a doença é cerca de 1 em 63 (1,6%). Esse risco é maior em homens do que em mulheres.

Medicamentos aprovados vão auxiliar tratamento do câncer de rim e de doenças pulmonares. Foto: Ingimage
Medicamentos aprovados vão auxiliar tratamento do câncer de rim e de doenças pulmonares. Foto: Ingimage


Outro medicamento registrado foi o ANORO® ELLIPTA, que pode ser usado no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite crônica e enfisema pulmonar.

A DPOC, também conhecida como tosse de fumante, mata uma pessoa a cada 10 segundos e se tornará a terceira maior causa de morte em todo o mundo até 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.