Dilma assina lei que autoriza plástica no SUS para mulher vítima de violência

Foto: Marcello Jr/Arquivo da Agência Brasil
Foto: Marcello Jr/Arquivo da Agência Brasil

Foi publicada hoje (31) no Diário Oficial da União a Lei 13.239, que dispõe sobre a oferta e realização, no Sistema Único de Saúde (SUS), de cirurgia plástica reparadora de sequelas de lesões causadas por violência contra a mulher.

O texto já havia passado pelo Senado e foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados em novembro deste ano, quando seguiu para sanção presidencial.

De acordo com a lei, hospitais e os centros de saúde pública, ao receberem vítimas de violência, deverão informá-las da possibilidade de acesso gratuito à cirurgia plástica para reparação das lesões ou sequelas de agressão comprovada.

Ainda segundo o texto, a mulher vítima de violência grave que necessitar de cirurgia deverá procurar uma unidade de saúde que realize esse tipo de procedimento portando o registro oficial de ocorrência da agressão.

A lei prevê também que o profissional de medicina que indicar a necessidade da cirurgia deverá fazê-lo por meio de diagnóstico formal, encaminhando-o ao responsável pela unidade de saúde respectiva, para autorização.

Ao final, o texto prevê ainda a possibilidade de punição aos gestores que não cumprirem com a obrigação de informar as mulheres vitimadas sobre seus direitos.


Comentários

Uma resposta para “Dilma assina lei que autoriza plástica no SUS para mulher vítima de violência”

  1. Avatar de marcos t rubino
    marcos t rubino

    A mídia é sempre rápida em apontar as falcatruas dos congressistas e dar nomes aos bois, mas para uma lei como esta, que serve de exemplo para o resto do mundo, só menciona que a lei foi aprovada sem dizer quem a escreveu. Não sei se é de propósito para fazer o povo pensar que é de autoeia da presidente, o que seria lamentável, ou se é incompetência da/do repórter ou da revisão. Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.