Alckmin autoriza aumento da lotação em salas de aula

Superlotação de salas autorizada em São Paulo - Foto: EBC
Superlotação de salas autorizada em São Paulo – Foto: EBC

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo oficializou uma resolução que autoriza a ampliação de até 10% na lotação das salas de aula.

A partir de agora, o ensino médio poderá ter até 44 alunos, quatro a mais do que na regra anterior. No ensino fundamental, as crianças dos anos iniciais (1º ao 5º) poderão somar 33 alunos. As salas do 6º ao 9º podem chegar a 38 estudantes, enquanto as do ensino médio poderão ter lotação de 44 estudantes.

Na Educação de Jovens e Adultos, a lotação agora pode chegar a 49 alunos, contra 40 anteriormente.

Segundo o governo, não se trata de uma permissão para superlotar as classes, mas a definição de “um teto”, informa o jornal O Estado de S. Paulo. A regra anterior, de 2008, definia 30 alunos nos anos iniciais, 35 nos finais e 40 no ensino médio.

Na prática, a medida autoriza a superlotação. Segundo dados do Censo Escolar de 2014, 15% das escolas paulistas estavam superlotadas, algo em torno de 793 unidades. Dentre elas, havia escolas com até 50 alunos.


Comentários

3 respostas para “Alckmin autoriza aumento da lotação em salas de aula”

  1. Facil para ele pois nao eh professor na escola publico e nem seus filhos estudaram em uma e seus netos tambem nao irao. Eh mais uma saida pata manter salas fechadas e facilutar a reorganuzacao que nao aconteceu………..ainda.

  2. Avatar de Emerson machado silva
    Emerson machado silva

    Esse governo da pouco valor pra professor por q a família dele pagar pelo os estudos dele, ai ele acha q não deve favor nenhum. Lixo!!

  3. Avatar de Ney Oliveira
    Ney Oliveira

    Chamar alguns (muitos) políticos de vagabundos, seria deselegante … Chamar Alckmin de vagabundo, seria, no mínimo, acertar em cheio em uma alcunha para alguém … Minha esposa, professora do ensino médio em escola estadual, disse que, tem escola, com 80 alunos na lista de matriculas … Se não me engano, a escola chamava Breno Rossi, Zona Leste de São Paulo … Os alunos se revezavam pois, se fosse todos, não caberia em sala de aula nenhuma no mundo …
    Educação é conceito básico de país desenvolvido … Tratar Educação como é tratada por esse vagabundo, é a mesma coisa de não ter educação … Não comento mais pois perderei a razão … Meu filho estudou até esse ano em Escola Municipal e o tratamento, conceito, é totalmente diferente …
    40 Alunos em sala de aula é vagabundagem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.