A rede de TV norte-americana NBC diz ter conseguido descobrir um segredo e tanto: a audiência do rival Netflix, nunca revelada. Mas calma, ninguém foi hackeado para isso.
Segundo reportagem da Entertainment Weekly, a NBC contratou a empresa de tecnologia Symphony para realizar uma estimativa sobre o alcance dos programas do serviço de streaming nos EUA. Para isso, a companhia com sede em San Francisco usa uma tecnologia de reconhecimento de conteúdo por meio de áudio. Um app carregado nos celulares dos usuários rastreia a audiência por meio da trilha de cada programa – a empresa possui uma amostragem de cerca de 15 mil aparelhos atualmente.
Revelados nesta semana, durante um evento para a imprensa nos EUA, os dados incluem programas originais do Netflix conhecidos do grande público, como Jessica Jones, Master of None e Narcos, estrelado pelo ator brasileiro Wagner Moura.
Feito entre setembro e dezembro de 2015, o levantamento aponta que Jessica Jones teve uma média de 4,8 milhões de espectadores com idades entre 18 e 49 anos no período, enquanto que Narcos registrou 3,2 milhões e Master of None um pouco mais, 3,9 milhões.
Vale notar, no entanto, que nenhum desses programas é o mais popular do Netflix. Isso porque a empresa de Reed Hastings revelou recentemente que o seriado Orange is the New Black é o seu seriado original mais assistido – mas não revelou nenhum número, obviamente.
Como já era esperado, o Netflix não gostou nada da rede americana NBC ter encomendado um estudo para descobrir os números de audiência do serviço de streaming naquele país. Em participação no Television Critics Association, o diretor de conteúdo do Netflix, Ted Sarandos, criticou o pesquisador da NBC, Alan Wurtzel, por publicar o que chamou de “dados impressionantemente imprecisos” sobre o streaming dos seus seriados originais.
“Espero que eles não tenham gasto nenhum dinheiro nisso”, disse Sarandos sobre a pesquisa encomendada pela NBC junto à empresa de tecnologia Symphony.
Segundo ele, a metodologia usada no estudo “não reflete nenhum senso de realidade que acompanhamos”. O executivo ainda afirmou que contabilizar espectadores da mesma maneira que redes de TV tradicionais não é importante para um serviço de streaming como o Netflix.
No entanto, apesar das críticas contra a rival, o Netflix continuou mantendo em segredo os números sobre o seu alcance em espectadores.
Vale lembrar que recentemente o serviço de streaming de vídeo anunciou uma expansão global com o lançamento em mais 130 novos países. Com isso, a empresa agora leva seus conteúdos para cerca de 190 nações pelo mundo.
*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora
Deixe um comentário