O tucano Jõao Doria recebeu dinheiro de empresa federal

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Entre 2005 e 2014, a Apex patrocinou seis eventos do Grupo Doria Divulgação: Facebook

 
A Apex Brasil, agência do governo federal comandada por David Barioni, que é responsável pelo fomento à exportação, passou a dedicar mais recursos e atenção aos eventos promovidos pelo Grupo Doria, do empresário e pré-candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo João Dória. Espanta não apenas a amizade declarada de Barioni com Doria, como a rejeição declarada deste último à intervenção do Estado na economia.  

Doria cacifou sua pré-candidatura ao convencer tucanos de que o governo deve perder cada vez mais espaço para o setor produtivo. Mesmo assim, a Apex patrocinou seis eventos do Grupo Doria entre 2005 e 2014. Só no ano passado, quando Baroni assumiu a chefia do órgão, cinco iniciativas do empresário receberam apoio financeiro da agência. O Suporte da Apex rendeu, em 2015, R$ 950,5 mil ao grupo, segundo informações do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, não houve investimento semelhante da agência nos anos anteriores. Em 2005, a Apex patrocinou um evento de Doria com o custo de R$ 90 mil. Em 2006, a agência ajudou outro ato, com cerca de R$ 100 mil. Em 2013, o grupo recebeu R$ 628 mil e, em 2014, a Apex investiu mais R$ 338 mil.

O Grupo Doria promove encontros entre empresários no Brasil e no exterior. Sob o comando de Baroni, a Apex patrocinou um desses eventos em Nova York, do qual participaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckimin, ambos do PSDB.

A assessoria da Apex informou que o aumento no volume de recursos destinados a eventos da empresa de Doria se deve a uma “estratégia”, cujo objetivo é tornar a Apex-Brasil mais conhecida e capacitar empresas a contribuir com a balança de exportação.


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