Além de acompanhar o noticiário, as decisões da Organização Mundial de Saúde e medidas de governo, precisamos ir à luta também contra o mosquito que pode estar ali no jardim. Para ajudar a criar uma rotina nessa batalha, a Rede Dengue, Zika e Chikungunya, criada pela Fiocruz, publicou um roteiro de medidas para o mosquito ao seu redor. O artigo foi escrito por Mônica Mourão Lara Neto.
A campanha foi pensada em 2011 por pesquisadores e especialistas em comunicação e saúde da Fiocruz do Rio de Janeiro e adaptada e relançada pelo governo do Rio em dezembro de 2015. As ações sugeridas vão tomar apenas 10 minutos da sua semana e podem ajudar muito no combate ao vetor. Confira.
Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos nos locais onde ele costuma colocar seus ovos toda semana. É o tempo que você vai gastar para identificar e eliminar possíveis criadouros de mosquito na sua casa.
Como fazer a checagem?
Cheque semanalmente os locais indicados no desenho, onde o mosquito costuma colocar seus ovos, e marque as ações já realizadas no período. Você consegue fazer isso em cerca de dez minutos.
[+] Faça o download do checklist.
Por que uma vez por semana?
O ciclo de vida do Aedes aegypti, o mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, leva cerca de 7 a 10 dias. Assim, se você verificar e eliminar os criadouros uma vez por semana, podemos interromper seu ciclo de vida e evitar o nascimento de novos mosquitos.
Multimídia
[+] Saiba mais sobre os antecedentes, conceito, justificativa científica e estratégia de implementação da campanha ‘10 Minutos Contra a Dengue’ em entrevista da pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Denise Valle.
Deixe um comentário