Araquém Alcântara lança livro do Mais Médicos: “É um manifesto humanista”

É um manifesto humanista, mais do que um livro de fotografia. É assim que Araquém Alcântara, um de nossos maiores fotógrafos de natureza – ele prefere ser chamado de fotógrafo brasileiro – qualifica a última publicação que lançou. O livro Mais Médicos é um registro do programa do governo federal que levou mais de 18 mil médicos a 4 mil municípios do País. “Eu queria ir a esses lugares onde o Estado está chegando pela primeira vez”, conta Alcântara, em seu escritório na Vila Olímpia, zona oeste de São Paulo. “Eu sei como é, minha infância foi assim. Meus pais, analfabetos, nunca foram a médico nenhum”.

Segundo o texto de apresentação do livro, escrito pelo ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, cerca de 63 milhões de brasileiros passaram, somente agora com o Mais Médicos, a contar com a atuação de equipes de Saúde da Família com a presença de médicos, que garantem 80% dos problemas de saúde da população antes que se tornem graves.

Alcântara percorreu 19 estados e 38 cidades durante um ano. Foi a lugares ermos, onde nunca havia tido a presença de um médico. “As comunidades se sentem brasileiras, amparadas pelo Estado. É impressionante, você vê a presença do Estado – que é o que falta no Brasil. Foi nesse aspecto que eu quis fazer esse ensaio, para registrar essa transformação no País”. A logística da viagem foi bancada pelo governo federal.

O fotógrafo tem 46 anos de profissão e já publicou 49 livros, mas ainda vibra com cada imagem ao folhear sua última publicação: “Olha esse índio, olha esse peitoral, isso é África total! Esse é meu País! Um Brasil que ainda não foi descoberto, em 2015!”.

Araquém vai pinçando algumas histórias, como a da médica cubana que descobriu que o foco de esquistossomose em Igreja Nova, Alagoas, era causado pelos canais de irrigação dos arrozais. Ou então a do paciente velhinho, em Manaus, vítima de hanseníase, sem uma das pernas e com os dedos das mãos atrofiados.  Apaixonado pela médica cubana que o atende, escreve diversos poemas em sua homenagem.  
Na Ilha do Marajó, no Pará, uma médica cubana faz as vezes de assistente social e conselheira. Diante de um bebê nascido com paralisia e uma mãe viciada em drogas, reuniu a família, redistribuiu as tarefas e delegou ao tio a responsabilidade de tratar da doença do sobrinho.

O roteiro de Araquém não ficou apenas na floresta. No Rio de Janeiro, o fotógrafo se encontrou com o médico João Marcelo Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, que trabalha na favela da Rocinha. “Teve todo um esquema para liberar a nossa entrada. Passamos por vários caras armados, são os donos do pedaço. Triste”. Na favela, foram à casa de uma mulher que, em surto de esquizofrenia, matou a facadas o marido.  

“A importância do Mais Médicos é essa: o velhinho cruza com o médico na rua, toca nele e diz: está dando resultado o tratamento. É o contato direito, ter ali o porto seguro”, diz Alcântara.

As fotografias do livro serão expostas em diversas mostras, dentre elas uma em Havana, Cuba, e outra em Genebra, Suíça, na sede da Organização Mundial de Saúde.


Comentários

10 respostas para “Araquém Alcântara lança livro do Mais Médicos: “É um manifesto humanista””

  1. Avatar de Airton Luna
    Airton Luna

    Parabéns a todos. Ao fotógrafo Araquém Alcântara pelo belo trabalho. Ao Governo Dilma porque alguém precisa olhar pata os pobres em comunidades afastadas dos grandes centros, aos mentores e administradores do Programa Mais Médicos pois esta iniciativa foi espetacular, aos médicos brasileiros e cubanos que vestiram a camisa e foram praticar medicina de verdade, ao povo que os receberam e viram nesta iniciativa o amor ao próximo, mandamento de Deus.

  2. Avatar de Mayra Garcia Martinez
    Mayra Garcia Martinez

    Obrigada meu Deus por muitas coisas pero mais por este grande e humilde homens com o qual comparti um dia de trabalho sim conhecer realmente quem era o grande que e, adorei seu confiança, adorei seu sorriso, seus desejos de trabalhar e mostrar nosso trabalho, não e ate hoje que sei quem e Araquém Alcântara muito obrigado por tão lindo trabalho e desempenho, todos nos os médicos aguardamos para comprar esse livro. Isso nos da mas forca para continuar ajudando as pessoas necessitadas, para fazer da medicina um fato mas real y humanitário com amor, conhecimentos, humildade e muita entrega alem de que fiquemos em condições desfavorável e longe de nossas famílias. Obrigada muito obrigada mesmo Senhor Alcântara

    1. Avatar de VENANCIO DOS SANTOS MARINHO
      VENANCIO DOS SANTOS MARINHO

      Agradecemos à Deus por colocar Dra. Mayra em nosso caminho. Profissional competente, consciente de suas obrigações, que não mede esforços para atender a população deste Bairro que antes era uma Colônia de Hansenianos, sem nenhum preconceito.
      Obrigado Dr. Ataquem, pela reportagem.

  3. Precisamos registrar boas experiências ,
    Programas e políticas . Narrativas e imagens precisam ser produzidas . Afinal , este país muitas vezes não tem memória. Que venham “mais médicos” , médicos que queiram trabalhar onde há povo!

  4. E eu consigo comprar esse livro onde?

  5. Helinho/Manuela, de que forma é possível obter o livro? Fiquei interessado. Abraços fraternos. Osni Dias – Atibaia – SP.

  6. Avatar de Carlos Martins
    Carlos Martins

    O Brasil é tão grande que ainda estamos descobrindo e é possível encontrar um lugar,com pessoas isoladas bem próximo de nossa cidade.É preciso fazer isso que Araquém Alcântara fez:ir onde só agora estes médicos estão indo!!!!!

  7. Feliz com esse governo, nunca tinha visto isso no Brasil antes e tenho 56 anos. Parabéns! O sol nasce pra todos.

  8. Avatar de Patricia Denardi
    Patricia Denardi

    Lindo, existe um Brasil desconhecido por muitos…

  9. Avatar de Paulo Stocker
    Paulo Stocker

    Vale uma edição especial da Caros amigos, para tornar acessível a um maior número de pessoas, pricipalmente estudantes. Fica a dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.