Aos poucos boas notícias para a economia começaram a aparecer. Desta vez, cinco importantes indicadores registraram melhora na confiança em relação aos negócios futuros. O pessimismo só continua em queda na construção civil.
O primeiro dos indicadores favoráveis mediu o índice de confiança dos industriais: atingiu 78 pontos em janeiro, avanço de 2,6% em relação a dezembro. Os outros indicadores que registraram ascensão foram: serviços (2,8%), comércio (6,4%), consumidor (2,5) e emprego (5,4%), todos indicadores de confiança da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O único a derrapar foi a construção civil, cuja confiança retrocedeu 0,7% de dezembro para janeiro.
Micro e pequenos empresários
Outros mais otimistas são os micro e pequenos empresários. Índice de Confiança pesquisado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) indicou que oito em cada dez desses empreendedores esperam melhora na economia para os próximos seis meses, embora admitam que a economia tenha piorado na segunda metade de 2015, informa o jornal O Estado de S. Paulo.
O índice subiu de 40,03 para 42,03 de dezembro para janeiro, ainda abaixo dos 502 pontos do nível considerado neutro, o que indica que a melhora não significa otimismo exacerbado.
Deixe um comentário