Rio de alto astral

Ele deve estar ajudando!
Ele deve estar ajudando!

Eu estava em falta com o Rio – há muito tempo não vinha para estes lados, e meus amigos cariocas já estavam ameaçando boicotar o blog. Calma, sem rancores, meninada. Gosto muito dessa terra, sou petropolitano, mas passei bons verões de minha vida aqui. O verão ainda não bateu com força, portanto o calor não judia.  O dia de feriado foi bonito, deu praia, o que é fundamental para o humor carioca e, por todo lado, o que se sente é alto astral. A conquista das Olimpíadas, e também a Copa do Mundo, reacenderam a autoestima carioca. Até festa para o cristo redentor teve hoje, não entendi direito o porquê, mas parece que também é aniversário dele, coisa assim. Parabéns a ele, lógico. Por todo lado se ouve discussões em defesa da Barra ou da Zona Portuária para a Vila Olímpica, cariocada animada, gostei de ver. Indaguei de Preta Gil aqui e ali, e só ouvi elogios. Vale o registro para meus posts anteriores.

Apesar da proibição...
Apesar da proibição…

A parada gay de Duque de Caxias foi proibida. O prefeito José Camilo Zito a proibiu, dizem-me que acatando um lobby evangélico, pois a parada “provoca cenas obscenas”. Se cenas obscenas são dois homens se beijando, a proibição não evitou nada: a garotada mandou ver, e a televisão mostrou tudo – idiota foi o prefeito. A parada, de fato, aconteceu. Lá estava o fundamental: cerca de 50 mil pessoas, entre gays e simpatizantes, e alguma música, proporcionada por bares e alguns carros mais corajosos. A única diferença entre aquela muvuca e uma parada foi o movimento. Todos pularam no mesmo lugar, ao invés de sair em desfile do ponto “a” para o ponto “b”, e a animação foi grande, disseram-me. Boa notícia foi a presença do Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc,  que tentou interceder em favor da parada junto ao prefeito, que não estava na cidade e desligou o celular. Fugir é o recurso dos covardes. Sempre foi. Segundo a lista elaborada pela Secretaria da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Prefeitura de São Paulo, já são mais de 150 paradas gays no Brasil inteiro. Duque de Caxias não pôde ter. É o território que a comunidade GLBT conquistou.  Acho bárbaro. Quem é o prefeito Zito para conter este movimento nacional? Ninguém! Sua proibição foi ridícula, e a bibarada acabou se divertindo de qualquer jeito. Acho que o alto astral é geral, é carioca e nosso, dos gays também. Abraço do Lourenço – ainda, e pelo visto eternamente, solteiro…


Comentários

19 respostas para “Rio de alto astral”

  1. Hinos e Símbolos nacionais.
    Agora é obrigação e responsabilidade.
    Com o advento da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Rio, sem falar na nova lei sancionada, que obriga a execução do hino nacional nas escolas de todo Brasil, o brasileiro terá a obrigação e a responsabilidade de aprender e conhecer os hinos e símbolos de seu país.
    Para suprir esta necessidade, estará disponível neste mês, o primeiro DVD do Brasil sobre os Hinos e Símbolos nacionais, com o projeto Ilton Saba, pois afinal não adianta cobrar e não oferecer o material para ensinar. Venha conhecer o DVD e o Projeto.
    Acesse o site http://www.hinosdobrasil.xpg.com.br

  2. Tinha que passar um comboio dando rajada nestes sem-vergonhas.

    1. Jklf – podes esclarecer a quais sem-vergonhas te referes?

  3. No tempo do Tenório Cavalcanti esta pouca vergonha não acontecia.

  4. Nunca se esqueçam que Zito é do PSDB!

    Não é a primeira vez que prefeitos ligados ao PSDB-DEM boicotam paradas gays, o próprio Serra quando era prefeito nunca dava apoio público ao movimento. O fato é que o conservadorismo de direita é inimigo número um do movimento gay alem dos evangélicos, temos que pensar em isso na hora de votar!

  5. O ” proibido ” sempre é mais gostoso, creio…hehehe.

    Abraço

  6. Esse Zito reina em Duque de Caxias, infelizmente. Desde que eu me conheço por gente, ou ele ou alguém da família é o prefeito de lá.

    Agora parece que boa parte do eleitorado é evangélica, aí ele proíbe a parada gay. Sabem como é… ano de eleições está chegando.

    Quanto aos cariocas… ô povo engraçado! A maioria quase não vai ao Cristo (e a outros prontos turísticos), a menos que um parente de fora esteja visitando a cidade, mas todo mundo tem uma relação afetiva com ele. 😀 Eu inclusa. Vai entender… 😀

    Beijocas a todos

  7. Avatar de thaigo de caxias
    thaigo de caxias

    MOVIMENTO GAY PROCESSARÁ A PREFEITURA DE CAXIAS E PEDIRÁ A LULA QUE BLOQUEIE OS REPASSES DE VERBAS FEDERAIS.

    O Movimento de gays, lésbicas, bissexuais e transsexuais – GLBT de Duque de Caxias/RJ ingressará com uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Duque de Caxias, devido a proibição da Parada Gay no domingo dia 11 de outubro de 2009. Os ativistas vão pedir na ação judicial uma indenização de 10 milhões reais, a criação de uma secretaria municipal de direitos humanos e que o prefeito faça um curso sobre direitos homoafetivos. Entendemos que a prática do Prefeito feriu a ordem constitucional vigente que garante a liberdade de expressão e a proteção da dignidade, prevista no Art. 1ª e incisos da Constituição Federal de 1988. Os gays tem direito de manifestar pacificamente suas orientações sexuais, e reivindicações por seus direitos, assim como os evangélicos e demais grupos da sociedade. Entendemos, que o ato do prefeito ZITO fortalece a prática da homofobia, incentivando a assassinato, espancamentos de homossexuais, discriminação etc…. Os militantes pedirão ao governo federal que bloqueie as verbas do PAC até que a prefeitura assine um termo de ajustamento de conduta comprometendo em defender os direitos humanos. Os ativistas convocam todos os gays, lésbicas e transsexuais se reunirão amanhã no dia 13 de outubro, ás 19:00 horas, rua Pedro Correia, 97 sobreloja – 2º piso – casa 08- Duque de Caxias – Centro. Uma vez que esta manifestação é um ato mundial e não local.

    Contatos.
    Isais – ativista do GPD – 95230030
    Conceição Magalhães ativista lésbica – 78824866
    Sérgio Martins – Advogado e ativista dos direitos humanos- 75579596
    Irany – 78766752 – ativista lésbica
    Thiago Gomes – Transformista – 91719351
    Rita Beatriz – 88228967- ativista lésbica

  8. Rsrsr…Adorei o texto, só não entendi o “eternamente solteiro”. Tá tão ruim assim pra você ou é mesmo uma opção? rsrs
    Abraços!

    1. Damião,
      O dia em que virar opção eu vou é para o mosteiro! Acontece que eu perdi o jeito, só pego garotada, homem para casar tá difícil…

  9. Meu caro, essa gente precisa aprender que fogo morro acima e água morro abaixo, ninguém segura. E sempre que se fala em cenas obscenas me vêm a cabeça imagens de miséria e violência. É com isso os prefeitos têm que se preocupar. Enfim… Beijas.

  10. Bom dia Lourenço!

    Dia azul em BH (Cruzeiro vencendo ontem, muito bom!)

    Ah, este prefeito viu! Que papelão! Não adianta querer proibir, o povo dá um jeito e no final a parada acontece de qualquer jeito.

    Agora, imagine se estas 50 mil pessoas não votassen neste cidadão num próxima eleição? Já pensou nisso?
    Temos o poder em nossas mãos, ou melhor, nos dedos e números das próximas urnas eleitorais.
    Sei que política não é agradável para várias pessoas, mas a partir dela que conseguiremos ampliar nossos direitos.

    Agora, quanto a solterice, também estou viu?! 😉 kkkk

    Abração,

    Gus
    BHz

  11. Cá pra nós, se até Serra Talhada, no alto sertao do coronelismo, tem a Cangagay (uma referencia aos cangaceiros) é de se admirar que Duque de Caxias passe por esse papelao. Parabéns as 50 mil pessoas que foram de qualquer forma às ruas!
    Beijao pra voce meu amigo Lourenco.
    Rafa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.