Medo do medo

Meus caros, estou aqui vendo várias manifestações mundo afora, neste dia do combate a Aids. Achei linda a ideia de iluminar o Cristo Redentor de vermelho, pois não existe maior símbolo de Brasil do que ele. Passando os olhos por diversos números e estatísticas mostrados pela internet, uma coisa é clara: aqueles que são diagnosticados como soropositivos cedo têm ótimas chances de tratamento e de vida normal, e aqueles que retardam o diagnóstico, fundamentalmente por medo, e só se descobrem serem soropositivos tarde, esses terão muitas dificuldades, as chances de sofrimento serão bem maiores.

O maior problema de discriminação dos soropositivos começa neles mesmos. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, maiores e mais garantidas são as chances de uma vida saudável. Portanto, fugir do exame é uma ameaça tão séria quanto a doença. Já disse aqui que eu mesmo namorei um HIV positivo, figura de quem gosto imensamente, e que já convive há anos com o vírus, sabendo-se infectado, mas sem desenvolver a doença.  Outro amigo, forte, lindão e saudável, foi diagnosticado há 20 anos, e tem uma vida muito melhor do que a minha hoje em dia. Aprendi com os dois uma coisa, que preciso dizer a todos: não se deve ter medo de fazer o exame, deve-se ter medo de não fazer o exame, pois não fazer pode matar. Esse meu amigo, diagnosticado há duas décadas, sempre comenta que já viu vários amigos morrerem nestes 20 anos, uns de acidente, outros de câncer, dois de doenças cardíacas, etc., e ele aí, soropositivo e feliz, saudável.

Manifestação em Brasília
Manifestação em Brasília

Não tenham medo do medo – se o exame der positivo, imediatamente você vai começar a ser tratado, e sua vida será tão normal quanto antes. No Brasil inteiro é fácil fazer o exame, procure pela internet os locais mais próximos de você: http://www.aids.gov.br/data/Pages/LUMIS46753C1APTBRIE.htm#faq2 , ou então no http://www.prosangue.sp.gov.br/prosangue/actionsangueseguro.do?acao=hiv , e faça esse exame que pode salvar sua vida. Se, por acaso, seu diagnóstico for positivo, você pode recorrer a este blog, que eu, Lourenço, e outros muitos amigos, vamos ajudá-lo a lidar com a situação e a superar esse momento. Vá em frente, estou aqui torcendo por você.


Comentários

Uma resposta para “Medo do medo”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.