Morre Ray Tomlinson, inventor que escolheu o uso do @ nos e-mails

Nascido no Estado de Nova York, nos EUA, Tomlinson morreu no último fim de semana aos 74 anos. Foto: Ingimage
Nascido no Estado de Nova York, nos EUA, Tomlinson morreu no último fim de semana aos 74 anos. Foto: Ingimage

O norte-americano Raymond Samuel Tomlinson, que é creditado como o inventor do e-mail e por colocar em uso o agora obrigatório @ nos endereços, morreu no último fim de semana aos 74 anos.

Tomlinson, que ajudou na evolução do e-mail único por computador para o e-mail eletrônico que podia enviar comunicações em conexões de redes para outros hosts, usou o sinal de @ no endereço para conectar o nome de usuário com o endereço de destino e fornecer uma maneira de distinguir o e-mail local do e-mail de rede.

“Escolhi fixar o @ e o host ao nome do usuário. Frequentemente me perguntam a razão para escolher o @, mas o @ apenas faz sentido”, afirmou. “O objetivo do @ (que, em inglês, é escrito “at”) era indicar preço por unidade (por exemplo, 10 itens @ US$ 1,95). Usou o @ para indicar que o usuário estava em (“at”) outro host, em vez de estar em um local.”

Ao fazer isso, Tomlinson pode ter salvo o @ da extinção, já que algumas pessoas estavam considerando retirá-lo do teclado.

Nascido em Amsterdam, Nova York, em 1941, Tomlinson estudou no MIT. EM 1967, ele entrou para a empresa de desenvolvimento e pesquisas Bolt Beranek and Newman, que hoje é chamada de Raytheon BBN Technologies. 

Em uma entrevista feita em 2007, Tomlinson disse à Computerworld dos EUA que queria criar o primeiro sistema de e-mails que permitisse o envio de mensagens do computador de uma pessoa por uma rede para outra pessoa que estivesse usando um computador totalmente diferente.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.