Aécio Neves e oposição chamam de ‘exagero precipitado’ pedido para prender Lula

Aécio Neves foi um dos membros da oposição a criticar pedido de prisão a Lula - Foto: Lula Marques/Agência PT
Aécio Neves foi um dos membros da oposição a criticar pedido de prisão a Lula – Foto: Lula Marques/Agência PT

Nem a oposição ao governo achou normal o pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva feito na quinta-feira (10) pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Para lideranças de PSDB, DEM e PPS – os principais partidos defensores do impeachment – a justificativa dada pelo MP de que Lula poderia interferir nas investigações sobre a propriedade de um tríplex no Guarujá foi “exagerada” e “precipitada”.

Os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo alegam ocultação de patrimônio e falsidade ideológica ao escrevem que “a prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal.” Um exagero até para opositores.

Considerado o principal nome da oposição, o presidente do PSDB e senador Aécio Neves (MG) classificou o pedido de “exagero”. “Considerei um exagero esse pedido de prisão do Lula. Não vi razões para isso”, afirmou, em sintonia com o vice-presidente e coordenador jurídico da sigla, deputado Carlos Sampaio (SP). Para ele, os promotores se precipitaram. “Com os elementos que eu detenho até agora, não havia razão para o pedido de prisão junto com a denúncia”, disse. “Os elementos não me levam a crer que ele [Lula] está conturbando a instrução criminal, que ele está interferindo no processo penal”, acrescentou Sampaio, que também é promotor de Justiça do Estado de São Paulo.

Já o líder do PSDB na Casa, Cássio Cunha Lima (PB), defendeu “prudência” e criticou abertamente o pedido de prisão ao lembrar que “vivemos um momento incomum na vida nacional”. “Não estão presentes os fundamentos que autorizam o pedido de prisão preventiva, até porque o Ministério Público Federal e a Polícia Federal fizeram buscas e apreensões muito recentemente, à procura de provas”, declarou por meio de nota oficial.

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que foi ministro da Educação no primeiro mandato de Lula, mas há tempos faz oposição ao governo, ironizou o Ministério Público, a quem recomendou a cautela de colher todas as “evidências, leis e argumentos” para justificar uma atitude como essa. “Primeiro, em uma democracia, só se prende [uma pessoa] com uma justificativa muito robusta. Qualquer pessoa. Em um momento em que se tenta prender um ex-presidente da República, é preciso uma força muito grande que justifique – evidências, leis, argumentos”, disse Cristovam para quem o pedido de prisão foi um “desserviço” ao País.

O DEM foi mais contido. O deputado Mendonça Filho (PE) concorda ccom a falta de elementos que justifiquem o pedido, enquanto o presidente do partido, José Agripino Maia (RN), pediu “sensatez” e que a decisão de acatar ou não a denúncia, nas mãos da juíza Maria Priscila Ernandes Veiga Oliveira dirá tom sobre “a procedência dos fatos” que levariam à decretação da prisão. “É um momento de grande tensão.”

Além de Lula, os promotores pediram a prisão preventiva de: José Adelmário Pinheiro, Leó Pinheiro, ex-presidente da construtora OAS; Fábio Hori Yonamine e Roberto Moreira Ferreira, executivos da OAS; ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, preso na Operação Lava Jato; Ana Maria Érnica, ex-diretora da Bancoop; e Vagner de Castro, ex-presidente da Bancoop. A Justiça ainda deve decidir se aceita o pedido e a denúncia apresentada ontem. Não há data para essa avaliação.


Comentários

6 respostas para “Aécio Neves e oposição chamam de ‘exagero precipitado’ pedido para prender Lula”

  1. Avatar de Vanessa Pontes
    Vanessa Pontes

    Assim como também achou normal a fraude nas urnas eletrônicas que colocou a bandilma

  2. Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza(…)

    Cometeu crimes, tem que pagar. Mas entendo que os políticos não gostem desse “exagero”.

  3. Avatar de João Gaspar Pinheiro de Sousa
    João Gaspar Pinheiro de Sousa

    O Lula deve ser submetido à lei para parar de incitar adeptos à radicalização ou violência, em nome da ordem pública, ainda que discordem os demais políticos preocupados em botar a própria barba de molho.

  4. Avatar de José Roberto de Souza
    José Roberto de Souza

    Porque tanta solidariedade ao adversário que os da oposição odeia?A verdade é que todo político esconde patrimônio, e portanto temem.

  5. Aécio não esta bonzinho assim não, é que o Ministro do STF Marco Aurélio falou que o CHICOTE muda de MÃO. A Globo, revista Veja, Cunha, Aécio, FHC e outros, estão com medo do chicote mudar de mão. Esse aviso não foi somente para o Juiz Moro, foi para todos os afoitos. O Ministro do STF pois um freio em todos, muita gente esta com o rabinho entre as pernas ! Cunha esta tremendo que sua mulher e filha for responder com o Moro em primeira instancia, já na segunda instancia vão para a cadeia, esse é o maior medo do Cunha.

  6. Avatar de João Gaspar Pinheiro de Sousa
    João Gaspar Pinheiro de Sousa

    Investigação vigorosa sobre os indícios de corrupção de qualquer político deve ser feita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.