Em novo desafio aos Estados Unidos e à Coreia do Sul, o líder norte-coreano, autorizou novos testes nucleares nesta sexta-feira (11), informou a imprensa estatal. O recado a seus opositores se deve as grandes manobras militares que americanos e sul-coreanos vêm desenvolvendo naquela região desde que Jong-Un reiniciou seus testes nucleares.
Ontem, comentou o propósito de avaliar o potencial destrutivo das ogivas em miniatura supostamente desenvolvidas por seu aparato de defesa. “Esse pode ser chamado de verdadeiro elemento de dissuasão nuclear”, disse ele ao anunciar a ogiva.
Jong-Un planejaria acoplar essas ogivas a dois mísses balísticos de curto alcance cujos testes obtiveram sucesso. Nos testex, os mísseis caíram a 500 km do Mar do Japão.
Depois do teste, Jong-Un advertiu que caso seja danificada “uma única folha de grama” norte-coreana ele dará uma “ordem de lançar imediatamente um contra-ataque com todos os meios militares disponíveis”
No domingo (6), a Coreia do Norte ameaçou fazer “ataques nucleares cegos” contra sues inimigos se estes países mantivessem as manobras militares conjuntas, iniciadas ta segunda-feira (7). A ameaça de um “ataque nuclear preventivo em nome da justiça” está em uma declaração do comando supremo do exército popular norte-coreano, de acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.
Deixe um comentário