Theodore Olson e a vitória na Califórnia

Caríssimos, se lembram daquele julgamento da legalidade do casamento gay, que estava acontecendo na Califórnia, sobre o qual falamos no post de 20 de janeiro? Aquele em que a causa homossexual foi defendida por dois fantásticos advogados, David Boies, liberal democrata, e Theodore Olson, republicano e conservador, ambos rivais no julgamento que deu a presidência dos Estados Unidos ao nefasto George W. Bush em 2000? Pois o juiz federal da Califórnia julgou ontem a questão em favor da legalidade do casamento gay, dizendo que inconstitucional é a famigerada Proposition 8, que o impedia. Também nos Estados Unidos, os juízes demoram meses para decidir, mas esse foi certeiro, sua sentença é linda, e vai marcar a história do movimento pelos direitos dos homossexuais naquele país – e no mundo!

Lógico que os conservadores vão apelar para a Suprema Corte americana, órgão máximo do judiciário daquele país, equivalente ao nosso Supremo Tribunal Federal, e um problema grave para nossa causa é o perfil dos ministros daquele tribunal, hoje mais conservador que liberal. Casamento de homossexuais não é questão a que conservadores americanos sejam exatamente afeitos.

É aí que entra a figura de Theodore Olson, o advogado conservador que defendeu nossa causa na Califórnia, e que defendeu George Bush no ano 2000. Vocês nunca imaginaram que eu elogiaria um advogado americano republicano, que trabalhou com Ronald Reagan, e que defendeu George W. Bush. Eu também não, mas elogio, pois ele aceitou defender uma causa que dá arrepios aos seus amigos conservadores, afirmando que: “Nunca conseguirá entender a discriminação pela orientação sexual”. Ele acredita no princípio da igualdade para todos os cidadãos assegurado pela Constituição americana, por isso defende que gays e  héteros têm os mesmos direitos. Também defende a ideia de que, se os homossexuais querem adotar a estrutura familiar, estão fortalecendo a base da sociedade  – um belo argumento contra aqueles que dizem que somos uma ameaça a ela.  Olson fará toda a diferença na defesa do casamento gay em uma Suprema Corte conservadora como ele. A batalha promete ser maravilhosa. Aqui no Brasil, nossa Constituição também diz que somos todos iguais perante a lei, o Superior Tribunal de Justiça já nos deu algumas vitórias, e o Supremo Tribunal Federal está julgando a legalidade constitucional das relações homoafetivas, canso de lembrar isso, mas, como é comum naquele tribunal, a questão ainda se arrasta. Abraços do Cavalcanti.


Comentários

9 respostas para “Theodore Olson e a vitória na Califórnia”

  1. Nossa, tava ontem em Madrid e o hotel que eu fiquei (Hotel de las Letras) era tão friendly que o concierge me perguntou se eu queria os pijamas para um casal de homem e mulher ou de dois homens, imagina?! Agora to em Paris e é incrível como tem casal gay de mão dada pela cidade, e não é só no Marais, tipo até na loja do Paris Saint-Germain tinha. A gente chega lá. Bjs. ComoTEAdoro Lourenção.

    1. Comodoro,

      Sois internacional, é incrível como eu nunca te pego parado. Estás sempre entre um país e outro.
      Quando estiveres por aqui, me ligue, um Ritz seria ótimo.
      Abração do Lourenço

  2. Avatar de Dorita Grinsburg
    Dorita Grinsburg

    Não entendo como essas questões judiciais não terminam nunca! Sempre cabe recurso, tem mais um tribunal, tem mais coisa na frente, a justiça demora demais. Como o Supremo Tribunal Federal de um país demora tanto para julgar algo dessa importância? Quanto vai demorar para a Suprema Corte americana julgar a questão? Acho que não vou viver para ver…
    Abraços ao Lourenço

  3. Meu caro, devagar e sempre… Beijas.

  4. Ele é enrustido, mas é da gang do banheirão, do cinemão, mas que não sai do armário. quer dizer… com essa causa ele colocou um pézinho pra fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.