Comissão do Senado libera uso da fosfoetanolamina em câncer avançado

Menos de uma semana após ser aprovado na Câmara, o projeto que libera o uso da fosfoetanolamina em tumores avançados passou nesta terça-feira (15) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT). Agora, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Especiais (CAS) da casa e, de lá, para votação. Para virar lei, a liberação do uso do composto ainda deve ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff.

A proposta permite o uso da fosfoetanolamina mesmo sem o registro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O composto, produzido inicialmente pela USP de São Carlos, ficou conhecido como “pílula do câncer” por supostamente ter efeito anticancerígeno -o que não está comprovado por todos os testes clínicos necessários, embora estudos iniciais tenham atestado o efeito em cobaias. 

Fosfoetanolamina poderá ser liberada para pacientes com tumores graves, mesmo sem registro na Anvisa. Eles devem assumir a responsabilidade. Foto: Agência Brasil
Fosfoetanolamina poderá ser liberada para pacientes com tumores graves, mesmo sem registro na Anvisa. Eles devem assumir a responsabilidade. Foto: Agência Brasil

O texto do projeto lei aprovado na CCT estabelece que, para ter acesso à droga, o paciente precisará de um laudo médico que comprove a gravidade da doença. Também ele, ou representante legal, terá que assinar um termo de responsabilidade. O uso da fosfoetanolamina não retirará do paciente o direito de escolha por outras opções terapêuticas.

Se a lei for aprovada, a Anvisa terá que fiscalizar os laboratórios produtores da droga, mesmo sem ter recebido o composto para registro. A agência é contra o projeto. Após aprovação na Câmara, a instituição respondeu duramente à medida e disse que liberar medicamentos que não passaram pelo crivo técnico seria colocar em risco a saúde da população. A Anvisa disse ainda que o projeto tira a sua credibilidade e de todos os medicamentos produzidos no País. 

Para os autores do projeto de lei (que pode ser lido aqui), pacientes têm o direito de fazer as próprias escolhas e assumir a responsabilidade pelos riscos do tratamento quando não há outras alternativas.

“Ora, se não há mais alternativas terapêuticas eficazes, se o estágio do câncer não deixa muitas saídas médicas para o paciente, nada mais justo que ele possa ter o direito de escolher o que consumir, de tentar outros caminhos e alternativas, mesmo que estes ainda estejam no campo experimental”, diz o texto do projeto.


Comentários

12 respostas para “Comissão do Senado libera uso da fosfoetanolamina em câncer avançado”

  1. Estou em tratamento há um ano, ja passei por duas agressivas cirurgias, a última fevereiro do corrente ano, devido a metástase pulmonar, fui submetida a retirada de 75% do pulmão direito, da qual ainda estou no sofrimento da recuperação, por se tratar da cirurgia que mais causa dor ao paciente, como se não bastasse, durante a cirurgia sofri a fratura de costelas. Mas esta semana refiz todos os exames e tomografia para iniciar com a quimioterapia, porém, estou com tumores no fígado e no restante do pulmão direito e tbm no esquerdo! Por favor, só tenho esperança de cura por meio do uso da fosfo!

    1. Avatar de Nilson Meira
      Nilson Meira

      Querida eu sei que estar com uma doença dessas não é fácil. Estarei orando por vc para que dê tudo certo para vc. Sei que Deus pode além de usar a ciência, pode operar sobrenaturalmente, tenha fé que irá tudo certo. Creio que a Fosfo será liberada.
      Deixo este link para sua meditação: https://www.youtube.com/watch?v=dFs9w5FuU3Y

  2. Avatar de Samuel Tavares
    Samuel Tavares

    Médicos oncologistas do Sírio Libanês – SP (Brasil) sempre negaram que receitavam fosfoetanolamina para seus pacientes. Mas não é o que denunciam os documentos no link abaixo:

    Nessa mesma postagem, médico receita fosfoetanolamina sintética para médico.

    As forças contrárias à liberação da Fosfoetanolamina Sintética – assim como qualquer outra substância que venha curar o câncer – são gigantescas.

    Nos links abaixo dois filmes mostrando o que aconteceu em casos similares nos Estados Unidos:

    BURZYNSKI – O FILME (O CÂNCER É UM GRANDE NEGÓCIO)
    e
    CANCRO – AS CURAS PROIBIDAS.

    Aqueles Juízes que negarem o pedido de concessão da FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA fiquem sabendo que se o paciente vir a morrer por conta do câncer todos acharemos que a culpa foi de quem negou o pedido.
    “Ah, mas não sabemos se a substância funciona nem se ela vai fazer mal ao paciente/requerente !”. MAS ISSO NÃO É PROBLEMA SEU, SENHOR JUIZ. ISSO É PROBLEMA DO PACIENTE/REQUERENTE.
    Quer saber qual será o seu problema, seu Juiz ? O seu problema será negar o pedido e a substância vir a funcionar contra o câncer, mas como o pedido foi negado, o paciente morrer da doença ! ESSE SIM SERÁ O SEU PROBLEMA, A SER DEBITADO EM SUA CONSCIÊNCIA. Essa sim será uma conta que o senhor terá que ajustar ‘lá em cima’. E quem tem muitas contas para ajustar ‘lá em cima’ começa por aqui mesmo na terra a sofrer os efeitos dessa carga negativa: tropeços na vida, infelicidades, falta de paz de espírito, intranquilidade, consciência carregada e tudo o mais. Uma vida infeliz, resumidamente.
    E saiba lá Deus onde estará ‘o canceroso já morto’ enviando lá de cima quê tipo de vibração para o Juiz que lhe negou o direito à vida aqui na terra.

    E todos esperamos que nenhum desses juízes, nem ninguém de sua família, venha ter um câncer nem morrer por causa dele. Porque, assim como foi negado ao requerente/paciente a substância, nenhum juiz encontrará outro que lhe conceda a dita substância.

    Finalmente, sobrevindo a morte do paciente/requerente que teve o pedido de concessão da FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA negado, vamos enviar aos Juízes e Desembargadores que negaram o pedido cópia do ATESTADO DE ÓBITO, autenticada em cartório, para que seja emoldurada e colocada em local visível na residência do magistrado, lembrando a eles para quando mandarem emoldurar não deixarem que a moldura do quadro cubra o selo nem o carimbo do notário. Se o câncer for em nós próprios e se por conta dele viermos a morrer, vamos fazer com que nossa família envie aos Juízes e Desembargadores que negaram o pedido a cópia de nossos próprios ATESTADOS DE ÓBITO, nas mesmas condições.

    E você, que está aí de espectador !
    Cuidado para não se transformar em papagaio num tiroteio.
    Ou você acha que nunca terá CÂNCER, nem ninguém de sua família, nem seus pais, nem sua pessoa amada, nem seu melhor amigo, nem seus filhos sofrerão disso ?
    Esse pode ser o seu erro. A hora é essa. Depois não chore sobre o leite derramado.
    Já imaginou seus filhos morrendo de CÂNCER antes de você ?
    Vamos lhe rogar uma praga: que você – espectador cético e um verdadeiro “papagaio num tiroteio ” – em razão do câncer, ainda seja salvo pela FOSFOETANOLAMIMA SINTÉTICA.
    Não seja um papagaio num tiroteio !

    ANVISA quer peitar e falar mais alto do que o Parlamento.
    Se ela não se enquadrar, IREMOS DEFENDER ALTERACOES PROFUNDAS NA AGÊNCIA, inclusive alterando o ministério de vinculação, passando ela a integrar o Ministério da Agricultura, que já cuida da vigilância fitossanitária.

    Hoje os CRM’s podem proibir a prescrição da Fosfoetanolamina sintética.
    Mas depois de publicada a lei que irá liberar a Fosfoetanolamina sintética não poderão proibir. Depois que a lei for publicada os médicos poderão receitar livremente a FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA.
    Caso os CRM’s venham proibir a receita da FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA mesmo depois de publicada a lei que libera a substância, o Ministério Público Federal poderá ajuizar dois tipos de ação: uma ANULATÓRIA contra o CRM para anular a resolução que contrariou a lei, e uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA contra aqueles conselheiros do CRM que votaram a favor da resolução ilegal, inclusive com pedido de INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL COLETIVO a ser paga por cada um desses conselheiros rebeldes que desobedecerem a lei.
    Entre a LEI e os CRM’s os médicos estão obrigados a obedeçerem a lei.
    Ou alquém acha que vai reinventar a roda ?

    1. Avatar de Lune Sepri
      Lune Sepri

      O maior obstáculo para que vire lei ainda é a Dilma, ela não quer aprovar.
      Está aí mais um motivo para o impeachment logo dessa mulher que não pensa no bem estar dos brasileiros, pensa unicamente no cargo e se manter no poder.

  3. Avatar de Wellington nunes pimentel
    Wellington nunes pimentel

    Com certeza é a cura dessa doença maldita graças a deus

  4. Avatar de Adriana Campos
    Adriana Campos

    A liberação da fosfoetanolamina é a esperança de muitas de cura e tratamento que possibilite uma vida normal para pacientes com câncer independente do estagio. Que a lei seja aprovada rápido quem está doente tem pressa.

  5. Avatar de Amilcar Roque
    Amilcar Roque

    O medo da Anvisa é o sucesso da Fosfo.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. Avatar de Vera.titoneli@Yahoo.com. br
    Vera.titoneli@Yahoo.com. br

    Eu sou a favor do remédio para quem precisa, sem custo nenhum

  7. Avatar de renata zacarias
    renata zacarias

    Vamos liberar esse remédio p salvar mais vidas

  8. Avatar de Lilian Wolf Schwerdtfeger
    Lilian Wolf Schwerdtfeger

    Os inúmeros relatos sobre a cura do câncer e da ausência de efeitos colaterais com o uso da “fosfo” não valem nada? É tudo mentira? Ora, qualquer pessoa de inteligência mediana e de bom caráter não colocaria obstáculo à sua liberação. A vida humana está acima das normas. Na Câmara dos Deputados e no Senado venceu o bom senso. Agora vamos ficar de olho na Dilma.

    1. Avatar de marciello30@yahoo.com.br
      marciello30@yahoo.com.br

      Em que pais vc está vivendo ?

      1. Avatar de Lune Sepri
        Lune Sepri

        Lilian Wolf Schwerdtfeger me parece viver no país das pessoas altruístas, enquanto você parece viver no país dos defensores de bandidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.