Tropa de Elite 2

Meus caros, verdade seja dita: Tropa de Elite 2 não é tão bom quanto o primeiro. Não chega a decepcionar, o filme é bem feito, o roteiro guarda surpresas que te prendem, Wagner Maravilhoso Moura continua maravilhoso, enfim, a receita funciona. O filme mostra uma realidade assustadora sobre a sociedade e o sistema político brasileiro, está tudo lá, não podemos negar nada daquilo, qualquer pessoa relativamente bem informada sabe que as coisas são como o filme mostra, mas preferem não ver. Muita gente preferiu não ver o primeiro filme, e certamente não verá esse. A violência que ambos mostram não é tão diferente daquela que vários outros filmes estrangeiros mostram na televisão. O problema é que aquele é o nosso mundo, aquilo é Brasil, ali está o drama social que vivemos, e isso nos perturba muito. O que podemos fazer para mudar, para corrigir? Pouco, ou quase nada. O filme já faz muito ao expor a realidade ao Brasil inteiro, com todas as cores.

O filme se passa nos dias de hoje, mais de uma década depois do primeiro. A violência mudou? Não. Para o favelado, então, pouca diferença faz. A mudança está no fato de que o principal agente do crime não é mais o traficante, mas a própria Polícia Militar do Rio de Janeiro, cujos membros organizam as milícias, que tomaram o lugar do traficante no morro. Por quê o primeiro filme é melhor que o segundo, se nos mostra uma realidade até mesmo defasada? Eu achei o primeiro mais fiel à realidade, mostrada de forma crua, entrando na favela por caminhos sinuosos, uma câmera firme, com imagem granulada, quase nos bota dentro da ação, nos tornamos parte do filme. O segundo filme tem uma cena maravilhosa, mostrando de helicóptero uma ação policial na favela, chega a lembrar Apocalipse Now, e tem vários outros momentos bem filmados, mas cai num certo maniqueísmo. Alguns personagens não convencem de maneira nenhuma, o governador é patético, e achei o próprio drama que Nascimento vive com seu filho adolescente mal explorado. O primeiro filme é perfeito ao mostrar a realidade, e o segundo cria uma novela das oito para fazer o mesmo. O primeiro é um clássico, maravilhoso, enquanto o segundo é um bom filme. Vale a pena ser visto, sem dúvida, mas não é tão bom quanto o primeiro. Essa é minha modesta opinião. Abraços do Cavalcanti.


Comentários

4 respostas para “Tropa de Elite 2”

  1. Ola!! Lourenço, nossa até que enfim tomei coragem em postar no seu blog rrsss.. sabe sou seu fã sempre leio suas matérias mas nunca comentei, mas agora não tive como assisti tropa de elite 2 e adorei pois eu nunca vi ninguem se manisfestar nas salas de cinema como vi no dia em q assistir chegaram até aplaudir guando acabou nossa aquilo pra mim foi barbaro sinal q o povo quer mudar o brasil só q ainda não sabem como aff… claro q o primeiro foi magnífico mas o segundo tb não deixa por mesnos mostra totalmente como é o brasil e isso é inédito, ta ai a minha opinião!!!!! ainda queria q me ajudasse em alguns tabus q levo comigo pois acho vc sabio d mais e então poderia me clarear alguns conflitos internos q sofro, só q queria q fosse particular e não por aqui pode ser por email falo de brasilia, abraços!!!!

    1. Vicente querido,

      Então existe vida inteligente em Brasília! Fico imensamente feliz.

      Pelo amor de Deus, não me ponhas em nenhum outro patamar que não o de igualdade contigo. Somos todos iguais meu caro, se existe sapiência ela está em reconhecer a si mesmo nno outro – portanto nós dois somos sábios!

      Aqui em São Paulo não houve reação alguma no final do filme, cuja mensagem é maravilhosa e necessária, sem dúvida alguma. Aliás, corajosa, como também foi o primeiro filme. Ninguém pode alegar desconhecimento acerca de nossa realidade depois desses filmes, como já não podia depois de Cidade de Deus, e de alguns outros. Isso já é algo, e bastante significativo.

      Realmente, nosso povo até pode quere mudar, mas aceitar a violência, querer um coronel Nascimento para presidnete, coisas assim, chegam a ser perigosas.

      Estou mandadno a você meu e-mail, vamos conversar!

      Abraços do Cavalcanti

  2. Avatar de walberto rizzo
    walberto rizzo

    Discordo. O segundo é ruim, eu fiquei decepcionado. Virou dramalhão. O Padilha podia ter feiro mais. Gosto do Moura, e ele também poderia ter feito mais. Mas isso é Brasil….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.