O senador Bernie Sanders ganhou as eleições primárias de hoje, dos democratas norte-americanas, no Alasca, em Washinton e no Havaí, derrotando Hillary Clinton e interrompendo a dinâmica de vitória da candidata.
As redes de televisão anunciaram a vitória de Sanders com quase 79% contra 21% para Clinton no Alasca, onde estiveram em jogo 16 delegados nas primárias do Partido Democrata. Bem mais robusto, o eleitorado democrata em Washington envolveu 101 delegados. Por lá, Sanders levou com 76% dos votos contra 24% de Hillary. No Havaí, que tem 25 delegados, Sanders ganhou 71% dos votos contra 29% de Hillary
Até agora, Hillary ainda está na frente na contagem de delegados nas primárias e continua sendo considerada favorita, mas a tripla vitória de Sanders neste sábado dá um novo impulso à campanha do senador para as etapas das primárias no meio oeste e no noroeste do país, marcadas para abril.
Os candidatos ainda aguardam a contagem final dos delegados de cada candidatura nestes estados, mas a expectativa é de que as primárias de ontem tenham aumentado consideravelmente o número de delegados de Bernie Sanders, que, na última semana também venceu nos estados de Idaho e Utah.
Pela contagem atual, a ex primeira-dama dos Estados Unidos tem 1.288 delegados nas primárias e 469 “superdelegados”, uma elite do partido que tem autonomia de voto. Sanders tem 947 delegados pelas primárias e 29 “superdelegados”.
Para ganhar a eleição democrata e ser o candidato presidencial do partido é preciso angariar os votos de 2.383 delegados.
*Com Agência Brasil
Deixe um comentário