Que os refrigerantes têm muito açúcar muitos sabem. Uma garrafa de 600 ml de refrigerante de cola, por exemplo, chega a ter 63g de açúcar (o equivalente a 18 colheres de chá). Com isso, na esperança de ter uma bebida pronta mais saudável, muitos são os que trocam o refri pelo suco de fruta. Enganam-se, contudo. A troca nem sempre é mais saudável.
Cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, decidiram medir a quantidade de açúcar de 200 tipos diferentes de suco pronto voltados para crianças e descobriram que, mesmo em quantidades menores que no refrigerante, o teor de açúcar dessas bebidas é “inaceitavelmente alto”. O estudo foi conduzido pelo pesquisador Simon Capewell e publicado no British Medical Journal.
Para a análise, pesquisadores dividiram os açúcares em dois tipos: os livres e naturais. Os livres são os adicionados pelo fabricante e os naturais são os encontrados naturalmente na fruta. Os resultados mostraram que, em metade dos produtos, a quantidade de açúcar adicionada estava muito acima da recomendada. Metade dos sucos continuam aproximadamente 19g de açúcar livre, o equivalente a 5 colheres de chá.
Só que 5 colheres de chá é a medida máxima recomendada para o consumo de açúcar por dia de uma criança, segundo diretrizes internacionais. E, no estudo, todo esse açúcar estava presente em somente 200 ml de suco.
Os pesquisadores também alertaram que os rótulos, ao fazerem a proporção de quanto o produto representa da porcentagem diária recomendada, têm por base um adulto – e não uma criança. E, por isso, pais devem ficar atentos.
Simon Capewell, autor do estudo, recomenda que sucos sejam substituídos por uma fruta inteira. O cientista diz ainda que, preferencialmente, eles devem ser diluídos em água e porções serem limitadas a 150 ml por dia. Além do cuidado individual, o pesquisador também faz um alerta para governos e a indústria.
“Os fabricantes devem parar de adicionar quantidades desnecessárias de açúcares, e, portanto, calorias, à bebidas de fruta. Nossos filhos estão sendo prejudicados por uma mera questão de lucro da indústria. Se as empresas não querem cortar o açúcar voluntariamente, o governo deveria intervir e regular esses produtos.”
Fonte:
How much sugar is hidden in drinks marketed to children? A survey of fruit juices, juice drinks and smoothies. Disponível em: http://press.psprings.co.uk/Open/march/bmjopen010330.pdf
Deixe um comentário